ACADEMIC CENTER FOR RESEARCH AND BIOMEDICAL TRAINING OF THE ALGARVE
Always be up to date.
NEWS
PSL organiza Caminhada+ATIVA

30 Sep, 22

Realizar-se-á no próximo dia 13 de outubro, em Loulé, a Caminhada+ATIVA. Esta é uma atividade aberta a toda a comunidade de todas as idades e que tem como objetivos a adoção de estilos de vida saudáveis ao longo do ciclo de vida e a promoção da participação ativa da sociedade na promoção da saúde e bem-estar.
Esta é uma iniciativa do projeto “Programa para uma Sociedade Longeva – PSL" (0551_PSL_6_E) INTERREG (POCTEP) financiado pelo FEDER da Universidade do Algarve UAlg em estreita colaboração com o Reference Site @Algarve Active Ageing, Algarunners - Associação Desportiva de Corrida do AlgarveD'Alma Portuguesa e o Município de Loulé.

A prática de exercício físico é um dos caminhos na resposta aos desafios relacionados com a longevidade e com envelhecimento da população. Venha participar, traga a sua família e amigos e venha fazer exercício físico e melhorar a sua saúde!

LER MAIS
Gala de atribuição dos Prémios de Excelência Lídia Jorge

29 Sep, 22

Realizar-se-á no próximo dia 19 de outubro, em Loulé, a 'Gala de atribuição dos Prémios de Excelência Lídia Jorge'. O evento visa distinguir, através da 'Bolsa de Excelência Lídia Jorge', os estudantes com melhor desempenho académico no âmbito do 'Doutoramento em Investigação Clínica e Medicina Translacional', da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, da Universidade do Algarve. 

Esta bolsa traduz-se num incentivo e reconhecimento ao mérito dos melhores estudantes, contribuindo, assim, e através do pagamento do primeiro ano das propinas, , para um percurso de sucesso, marcado pela proximidade do ecossistema académico e científico, apoiado pelo Algarve Biomedical Center na região.

A gala contará ainda, no encerramento, com um Concerto da Orquestra Clássica do Sul.

Inscrições abertas em https://forms.gle/vK6spKWGtYe5...

LER MAIS
ABC-RI organizes 'Ageing without Borders'

14 Sep, 22

We are glad to announce on 6th and 7th december the event 'Ageing without borders'. 

Maintaining a long lasting healthy life is today a major societal challenge. With aging as a background theme, the conference 'Ageing without Borders' aims to bring a better understanding of the aging process in cells and throughout the organism.

This conference is set in the context of the “With]Out[Borders” series launched by the Portuguese Society for Stem Cells and Cell Therapies (SPCE-TC) with the objective to nurture and promote fundamental and translational research on different research fields, developing the discussion on fundamental and translational ageing research and clinical and lifestyle interventions for health improvement during ageing.

↘ Registration open until 15th october: https://forms.gle/MwDYtQF8ENAkZTZZ7

👉 More information: https://awbfaro2022.wixsite.com/website

LER MAIS
ABC organiza marcha/corrida solidária 'Mama em Movimento'

12 Sep, 22

O Algarve Biomedical Center (ABC) está a organizar uma Marcha/Corrida solidária intitulada "Mama em Movimento", no âmbito da sensibilização e prevenção do cancro da mama.

O principal objetivo desta caminhada/corrida é sensibilizar a população para a prevenção do cancro da mama e, visto que estamos na década do envelhecimento ativo, ao mesmo tempo estimular a participação ativa da sociedade com uma atividade ao ar livre.

O evento terá lugar no dia 23 de outubro de 2022 em Faro, tendo como local de partida o Campus de Gambelas.

A participação do público no evento terá um valor de inscrição de 10€, e o valor total da receita reverterá a favor da Associação Oncológica do Algarve (AOA). 

Inscreva-se já em: https://acorrer.pt/eventos/info/3013

Mais informações aqui.

LER MAIS
ABC Days will take place on October - Save the Date

6 Sep, 22

The event will take place on 12th, 13th and 14th October, in Sagres, and, this year, will be dedicated to the thematic line of “Aging Challenges”.

The conference, organized by the Algarve Biomedical Center (ABC), aims to promote the dialogue between researchers from Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), students from University of Algarve and Faculty of Medicine and Biomedical Sciences (FMCB), health professionals from Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) and other partners linked to education, training, scientific research and regional development.

The submitted abstracts will focus on five thematic lines: cardiovascular, neurological, musculoskeletal, oncological and societal challenges, as well as discuss the essential themes linked to the aging opportunities.

LER MAIS
IX Jornadas de Reumatologia e Medicina Familiar do Algarve

20 Aug, 22

O Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem o prazer de anunciar a IX edição das Jornadas de Reumatologia e Medicina Familiar do Algarve, as quais decorrerão nos dias 27 e 28 de abril de 2023, no Grande Auditório da Universidade do Algarve.

Sobre o evento: estas Jornadas são a ocasião ideal para que se possam discutir os temas mais relevantes das doenças reumáticas para os médicos de família, constituindo-se como um espaço privilegiado de partilha de conhecimentos onde poderão ser colocadas todas as dúvidas referentes às doenças que afetam o aparelho músculo-esquelético.

A par de um programa científico apelativo, com temas como a osteoartrose, a osteoporose, a patologia logo-regional do punho e mão, impacto da Depressão e Obesidade nas doenças reumáticas, haverá também concurso de posters com prémio para o melhor poster, cujo autor será convidado a fazer uma comunicação oral sobre o mesmo no final das Jornadas.

Ficamos a aguardar a sua presença e participação ativa nas Jornadas para torná-las um evento único e inesquecível!

Estas Jornadas são uma organização conjunta do CHUA, ABC e UAlg.

Consulte o programa aqui .

Inscrições: https://docs.google.com/forms/...

Mais informações: https://eventosabcmedicalg.wixsite.com/reumatologia2022

LER MAIS
Lifesaving publica separata especial de aniversário

19 Aug, 22

Acaba de ser publicada uma separata especial de aniversário da revista Lifesaving. A publicação contém uma retrospectiva da evolução gráfica da publicação nos últimos 6 anos e dois artigos making off  sobre o processo criativo dos nossos talentosos artistas.

Esta edição visa demonstrar o trabalho concretizado, tornado possível através da parceria com o ABC, e cujo resultado à vista se deve igualmente ao toque profissional de alguns colaboradores do consórcio.

Para consultar a publicação clique aqui.

LER MAIS
LIFESAVING celebrates 6th anniversary with new editions and ABC support

8 Aug, 22

Following the 6th anniversary of LIFESAVING, an editorial and training project by the VMER team in Faro/Albufeira at the Centro Hospitalar Universitário do Algarve, the 25th edition of the magazine, as well as LIFESAVING Scientific Vol 2 Nº 3, has just been published.

Establishing itself as a medical emergency journal, with an uninterrupted quarterly publication, since its debut, on August 5, 2016, this project has had the support and participation of the Algarve Biomedical Center which, in the words of one of the editors, " has contributed to the growth and continuous improvement in the quality of this project".

To LIFESAVING, in the celebration of this sixth anniversary, we can only wish the greatest successes!

LER MAIS
Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da FMCB manifestam apoio a Isabel Palmeirim

5 Aug, 22

Os Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, após tomada de conhecimento da demissão da Diretora do Mestrado Integrado em Medicina e também Diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, manifestam a sua total confiança na capacidade e competência da Professora Doutora Isabel Palmeirim para as funções que lhe foram atribuídas por nomeação destes Conselhos, nomeadamente para a coordenação do
cumprimento das atividades letivas do Mestrado Integrado em Medicina.
Compete ao Conselho Científico da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas a nomeação das Comissões de Curso e dos seus Diretores, reiterando a sua confiança no excelente trabalho desenvolvido pela Professora Doutora Isabel Palmeirim enquanto Diretora do Mestrado Integrado em Medicina.
Compete ao Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, no qual estudantes e docentes estão representados em paridade, a resolução de questões pedagógicas que emanem do funcionamento das várias ofertas formativas da Faculdade, levantadas por estudantes ou docentes, existindo para tal procedimentos para a formalização de apreciações pelo Conselho Pedagógico de eventuais problemas. Este órgão de gestão desconhece a existência, à data de publicação, de qualquer solicitação formal por parte dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina sobre a preparação das unidades curriculares para o ano letivo 2022/2023, que decorre com normalidade neste período. Cartas anónimas veiculadas através de redes sociais não podem ser consideradas para efeitos de apreciação pelo órgão competente para deliberar sobre matérias pedagógicas ou científicas pertinentes para a oferta formativa da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas.

 

Faro, 3 de agosto de 2022

 

Professora Doutora Leonor Cancela, Presidente do Conselho Científico

Professor Doutor Clévio Nóbrega, Presidente do Conselho Pedagógico

Professora Doutora Inês Araújo, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico

 

Consulte o documento aqui.

LER MAIS
Funcionários da FMCB manifestam apoio a Isabel Palmeirim

5 Aug, 22

O corpo não docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) da Universidade do Algarve (UALG) vem, publicamente, manifestar apoio à Professora Doutora Isabel Palmeirim, que com o maior empenho e dedicação zela diariamente pelo sucesso de um projeto em prol da saúde do Algarve.

O corpo não docente da FMCB da UALG testemunha diariamente que a Professora Doutora Isabel Palmeirim, como Diretora da FMCB da UALG e Diretora do Mestrado Integrado em Medicina, é na sua génese uma pessoa dotada de grande sentido de humanismo e sensibilidade, valores que se traduzem no seu dia a dia, na busca incessante de soluções para as mais diversas questões apresentadas pelos alunos, quer sejam de índole pessoal, quer académicas, adotando SEMPRE uma politica de “porta aberta” no apoio aos alunos. Um exemplo de humanismo, disponibilidade e competência, valores que se querem igualmente na prestação de cuidados de saúde, no Algarve e no País, dando o melhor exemplo pela liderança aos futuros médicos que se formam na UALG, sempre com o mesmo entusiasmo e dedicação, desde o primeiro minuto, após a génese do Mestrado Integrado em Medicina na Universidade do Algarve em 2009.

Faro, Campus de Gambelas, 4 de agosto 2022

O corpo não docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas

Consulte o documento aqui

LER MAIS
ABC Collaborative Laboratory has been formalized

4 Aug, 22

The different entities that constitute the ABC CoLAB have gathered at the University of Algarve in the past Friday to formalize the Association.

The public deed of ABC Collaborative Laboratory: Integrated Aging and Rejuvenation Solutions was performed last Friday June 29, in Faro.

ABC CoLAB proposes a transversal and multidisciplinary approach to address aging complexity. The association assembles the expertise of two research units ABC-RI and Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE), one University (UALG), two municipalities (Albufeira and Loulé), one state laboratory (Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IPST) and six private companies (Vodafone, ICNAS PHARMA, Algardata, Garvetur, PremiValor e Sea4Us).

ABC Collaborative Laboratory intends to potentiate highly qualified jobs, research and innovation in the Algarve region to address the challenges of Aging and impact on people´s quality of life, society and economy in the south of Portugal. 

LER MAIS
ABC-RI researchers won funding to develop scientific projects

2 Aug, 22

The scientific projects of two researchers from Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), Sara Carvalhal and Mónica Fernandes, were recently selected for funding in the 2022 R&D Project Competition of the Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

The project led by Sara Carvalhal aims to explore the biological functions of the BUB1 gene in neurodevelopment, contributing to a better understanding of brain development and its size.

The project led by Mónica Fernandes focuses on the study of the role of the CITED2 gene in the biology of glioblastoma stem cells - an extremely lethal brain tumor, for which the therapeutic options are very limited. The proposed project may contribute to the development of new therapeutic strategies. These are two exploratory projects, each with a maximum funding of 50.000 euros.

ABC also congratulates Pedro Castelo-Branco, from ABC-RI, and project leader Graça Maria Leitão Ferreira-Dias, from the Faculty of Veterinary Medicine, University of Lisbon, for granting funding under the same call, for development of a scientific project that aims to explore and evaluate the impact of epigenetic changes in the mare's endometrium. It consists of a scientific research and technological development project, whose maximum project funding is 250.000 euros.

Many congratulations and success to our researchers for their work in the health area!

LER MAIS
ABC Days: Submission deadline extended

1 Aug, 22

The Call for Abstracts for ABC Days – V Annual Meeting of Algarve Biomedical Center has been extended until 9 September.

The event will take place on 12th, 13th and 14th October, in Sagres, and, this year, will be dedicated to the thematic line of “Aging Challenges”.

The conference, organized by the Algarve Biomedical Center (ABC), aims to promote the dialogue between researchers from Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), students from University of Algarve and Faculty of Medicine and Biomedical Sciences (FMCB), health professionals from Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) and other partners linked to education, training, scientific research and regional development.

The submitted abstracts will focus on five thematic lines: cardiovascular, neurological, musculoskeletal, oncological and societal challenges, as well as discuss the essential themes linked to the aging opportunities.

Submit your proposal and shape the ABC Days programme!

For registration as participant click here.

We look forward to receiving your abstracts.

LER MAIS
ABC inaugura laboratório na área do envelhecimento ativo e saudável

28 Jul, 22

O ABC-Algarve Biomedical Center vai apresentar esta sexta-feira, 29 de Julho, o mais recente laboratório colaborativo na área do envelhecimento ativo e saudável, o ABC CoLAB.

O ABC CoLAB propõe desenvolver novas soluções a partir do ecossistema único da região algarvia e visa afirmar o Algarve como uma região de referência para a investigação e inovação dirigidas para o envelhecimento ativo e saudável.

A escritura pública do ABC CoLAB será oficializada às 15h00, na sala de conferências da biblioteca na Universidade do Algarve.

Veja a notícia na integra aqui.

LER MAIS
ABC-RI researcher receives project of more than one million euros to develop therapy for rare and incurable disease

5 Jul, 22

Clévio Nóbrega, principal investigator at the Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI) and professor at the Faculty of Medicine and Biomedical Sciences at the University of Algarve, has received a project a project of more than one million euros to develop a gene therapy for the Cockayne syndrome disease, a rare and incurable disease that mainly affects children, with a prevalence of about 2.7 per million births in Western Europe.

As there is, so far, no therapy that modifies the progression of the disease, the UAlg researcher's project aims to find in the genes a response that, if successful, could modify the progression of the disease and not just its symptoms.

Clévio Nóbrega and his research team aims, through the project “CureCSB – Development of a Gene Therapy for Cockayne Syndrome Type B”, to develop, over the next two years, a gene therapy for Cockayne Syndrome, type B, which reveals the potential to reach the stage of clinical trials and can reach the clinical area in the near future, changing the lives of patients and their families.

In the words of Clévio Nóbrega, principal investigator, “the path is long”, but the team leaves a guarantee: “we are working very focused so our wish is that the path can be covered in the shortest possible time and with the best results.”

For this purpose, the research group already has the support of specialists in both, the clinical and pharmaceutical areas, ensuring a close interaction with the regulatory authorities, in order to a future application of gene therapy in the context of clinical trials.

Developed within the Algarve Biomedical Center (ABC), this project is, for Nuno Marques, President of ABC, proof that “ABC-RI has the appropriate technology, team and recognition to contribute in a very fruitful way to the developments in medicine internationally”. The president guarantees that “the commitment to development and innovation is a winning bet, including regional and national economic diversification”.

Isabel Palmeirim, director of the Faculty of Medicine and Biomedical Sciences, shares the same conviction. She believes that this project is very important because “it reflects the vision of an academy increasingly focused on innovation, discovery and in dialogue with society problems”. As he states, “the University of Algarve and the Faculty of Medicine and Biomedical Sciences will continue to develop their work in order to strengthen the country and the region, providing them with new skills in the health sector”.

This new funding opens up new perspectives to understand a poorly studied disease that could bring, in the near future, a new way of looking at the disease.

LER MAIS