CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
Fundação Champalimaud e ABC - via Curso de Medicina da UAlg assinam protocolo para Pós-graduação em Fundamentos da Medicina
3 Nov, 20

A expressão from bedside to bench and back again surgiu para designar uma necessidade sentida por investigadores clínicos e cientistas, para que exista um diálogo mais estreito. Pretende-se um novo paradigma, onde este óbvio benefício para o doente possa emergir da ponte entre estes dois mundos. Esta ideia, também designada por translação reversa, pretende não perder oportunidades dos desafios da investigação científica que, com conhecimento da realidade dos problemas clínicos, possam direcionar-se diretamente para a sua resolução.

No entanto, este diálogo não é fácil nem imediato! Verifica-se que as linguagens, expressão de uma mentalidade modulada pelo laboratório ou pela clínica, não são as mesmas e mantêm fronteiras nem sempre fáceis de ultrapassar. A procura de solução para este “gap” é o objetivo da recém-criada “Pós-graduação em Fundamentos da Medicina”, resultante de um protocolo entre a Fundação Champalimaud e o Centro Académico Clínico, Algarve Biomedical Center (ABC), através da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve (UAlg). Sempre com a excelência clínica no horizonte dos investigadores da Fundação Champalimaud, o PBL (Problem-Based Learning) do Mestrado Integrado em Medicina da UAlg é o método requerido para ensino dos Fundamentos da Medicina. Nas palavras do Dr. Silveira Botelho, Vice-Presidente da Fundação Champalimaud, “em Portugal, só estas duas instituições seriam capazes de iniciar este caminho”.

Nesta formação em PBL o estudante (neste caso o cientista) não é um elemento passivo, sentado numa sala de aula a tomar notas, mas sim o principal gerador de conhecimento ao procurar ativamente a informação que necessita para resolver um determinado problema de uma situação clínica concreta. O PBL é um sistema particularmente adequado a licenciados por assentar fortemente na independência, responsabilidade, conhecimento, maturidade e sua capacidade de trabalho. Tendo em conta o perfil dos formandos deste primeiro curso, antevemos grande sucesso para esta Pós-graduação em Fundamentos da Medicina que já se iniciou a 6 de Outubro de 2020. 

Partilhar: