CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
​"A pandemia fez ver que é fundamental estar próximo das pessoas"
20 May, 21

Entrevista do Diário de Notícias ao Dr. Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center e Coordenador da Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência e Riscos de Saúde Pública.

No início da pandemia existia uma grande necessidade de realização de testes à COVID-19, e dada a escassez de Kits no mercado, os gabinetes dos ministros do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, tiveram a visão estratégica de colocar os centros de investigação nacionais em contacto uns com os outros, permitindo assim a organização de uma rede nacional de laboratórios da academia que foram e são um exemplo de sucesso na Europa e no Mundo.

Para além de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da COVID-19, atualmente, o ABC está envolvido em vários projetos científicos, nomeadamente,  na Rede Europeia de Envelhecimento Ativo, a criação do Centro de Investigação de Entomologia Médica, de uma Seroteca, de um Banco Público de Células do Cordão Umbilical, o BioBanco e um Centro de Treino de Cirurgia.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

Partilhar: