CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
mantenha-se sempre a par da atualidade
Iniciativas do ABC para o combate à COVID-19
6 Apr, 20

ABC rastreia lares do Algarve

O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) está a rastrear, desde dia 1 de abril, todos os utentes e funcionários dos lares do Algarve. Em quatro dias, foram já testadas cerca de 400 pessoas em cinco lares da Região.

As equipas são constituídas por médicos de diferentes especialidades e enfermeiros, sendo as colheitas analisadas nos laboratórios do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, membro do ABC.


Zaragatoas made in Algarve

O Algarve começou a produzir zaragatoas através de método manual. Em três dias, foram já produzidas cerca de mil para dar resposta às necessidades da Região.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) e a start-up MARK6 – PROTOTYPING.

 

Centro de testes à COVID-19 do Algarve já testou 1200 pessoas

O centro de testes à COVID-19 do Algarve já realizou 1200 testes à população da Região. Desde dia 1 de abril, as pessoas consideradas suspeitas de infeção pelo novo coronavírus a quem as autoridades de saúde recomendaram a realização de testes, mas que não necessitam de cuidados hospitalares, passaram a ser encaminhadas para este drive-thru localizado no Estádio Algarve. Ao chegarem ao local na sua própria viatura, de onde nunca saem, as pessoas são orientadas pelas autoridades presentes, que lhes indicam o percurso a percorrer, tendo duas paragens: junto a uma primeira tenda, na qual se identificam; numa segunda tenda, onde fazem o teste através da janela do automóvel.

As recolhas e análises são realizadas pelo Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC).

O objetivo da criação do centro foi reduzir o risco de infeção, já que os casos suspeitos menos graves passaram a ser testados de forma rápida e segura, sem serem expostos ao ambiente hospitalar ou a outras unidades de saúde e, ainda, sem contato com pessoas ou fómites durante a espera e a colheita.


ABC forma estudantes para atendimento na Linha SNS 24

O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) estabeleceu uma parceria com o Ministério da Saúde para reforçar a capacidade de resposta da Linha SNS24. São já 160 os estudantes de Medicina da Universidade do Algarve formados e que integram o call center de Faro.

Uma experiência que está a ser replicada em Braga, onde abriu também um call center de reforço à Linha SNS24. Aqui, estão alocados 130 estudantes de Medicina da Universidade do Minho, a quem o ABC prestou formação, mantendo uma equipa em acompanhamento presencial.

 

Algarve cria linha de apoio à população sobre COVID-19

A população do Algarve dispõe de uma linha telefónica gratuita, a INFO COVID-19 Algarve, para esclarecimentos sobre a COVID- 19. A linha funciona todos os dias entre as 8h00 e as 20h00 através do número 800 222 019.

A iniciativa é do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) e visa esclarecer dúvidas, bem como informar os cidadãos sobre cuidados e procedimentos para garantir a segurança e cumprimento do Estado Emergência Nacional.

Partilhar: