CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
NOTÍCIAS
COVID-19 Protective Study

17 Sep, 21

Estudo do Algarve Biomedical Center - ABC realizado a ERPIS (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas), em mais de cinco mil pessoas vacinadas, nas regiões do Algarve e Alentejo.

Revelou que passados quatro meses e após duas doses de vacina contra a COVID-19, existe uma diminuição abrupta dos anticorpos.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
APELO PARA APOIO HUMANITÁRIO

27 Aug, 21

APELO PARA APOIO HUMANITÁRIO

A crise humanitária no Afeganistão impõe, naturalmente, respostas nacionais no quadro do apoio a refugiados. Em especial, a crianças.

Atendendo à necessidade de mobilizar cidadãos, a sociedade civil, empresas e todos os sectores, os abaixo assinados criam um Fundo para apoio a mulheres e crianças refugiadas em Portugal, ao abrigo dos programas de acolhimento conduzidos pelo Estado Português.

Este Fundo destina-se a dar resposta a necessidades acrescidas ao nível da saúde e educação e será administrado pela Cruz Vermelha Portuguesa em conjunto com a Associação “Corações Com Coroa” na perspectiva da promoção igualdade de género.

O presente Apelo estará em vigor até ao final do ano em curso, pelo que extinguir-se-á no dia 31 de Dezembro de 2021.

Os movimentos financeiros ao abrigo deste Fundo serão públicos e de livre acesso, com observação de exigentes princípios de Ética e Transparência. Todos os donativos podem ser enviados para a Conta da Caixa Geral dos Depósitos com IBAN PT50 0035 0001 0004 3000 4309 1


Catarina Furtado
Maria José Morgado
Daniel Sampaio
Francisco George


LER MAIS
Algarve Coração Seguro

13 Aug, 21

Iniciou-se um novo Projeto no Algarve, designado por Algarve Coração Seguro, o qual consiste em dar formação a cidadãos sobre suporte básico de vida. Este projeto ensina os cidadãos a utilizarem desfibriladores automáticos externos, preparando-os para socorrer vítimas em caso de paragem cardiorrespiratória. 


Assista à reportagem aqui.

LER MAIS
Cancro colorretal – o importante é rastrear!

26 Jul, 21

O cancro colorretal (CCR) é uma das doenças malignas mais frequentes, tanto a nível mundial, onde ocorrem cerca de 1,5 milhões de novos casos por ano, como em Portugal, onde surgem cerca de 7000 novos casos de CCR por ano, sendo o 2º cancro mais frequente em ambos os sexos. 

Além disso, o CCR constitui a primeira causa de morte por cancro em Portugal, a segunda na Europa e a terceira em todo o mundo.

O rastreio do CCR oferece não apenas a possibilidade de deteção precoce desta neoplasia, como também, e com maior importância, a prevenção da ocorrência de CCR.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
Profissionais do ABC recebem Voto de Louvor Público e Reconhecimento

22 Jul, 21

O Conselho Municipal de Educação de Loulé em reunião decorrida no dia 7 de julho pelas 09h30, gratula e reconhece o profissionalismo, apoio e trabalho absolutamente fundamental a todos/as os/as profissionais  do  “ABC  Algarve Biomedical Center” na prevenção dos impactos da pandemia por COVID19, pelo que vem prestar o seu voto de louvor público e reconhecimento a todos/as os/as profissionais do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve “ABC - Algarve Biomedical Center”, na pessoa do seu Presidente, Dr. Nuno Marques.


Saiba mais aqui.

LER MAIS
Criação Oficial da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA

14 Jul, 21

Já se encontra oficialmente criada a Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA, que integra os 4 Centros de Referência Nacionais, Porto4Ageing, Ageing@Coimbra, Lisbon AHA e Algarve Active Ageing.

 
A RePEnSA entregou à Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho, um documento elaborado pela Rede com os Contributos para o Plano Nacional do Envelhecimento Ativo e Saudável.
 
Este trabalho conjunto visa capacitar a população para o envelhecimento, promover a autonomia dos idosos e melhorar a sua qualidade de vida.
 
O Algarve Active Ageing agradece a todos os parceiros regionais, com quem continuaremos a trabalhar no enorme desafio das alterações demográficas da próxima década (2021-2030).

LER MAIS
5º Aniversário da Revista LIFESAVING

13 Jul, 21

A 5 de Agosto próximo, a LIFESAVING comemora o 5º aniversário.

 
O lançamento da Edição nº 21 da Revista revelará uma mudança estratégica na vertente Editorial do Projeto, designadamente:
 
- a individualização da publicação científica : LIFESAVING SCIENTIFIC, com novo ISSN, como continuação da anterior SEPARATA CIENTÍFICA (estreada na 12ª Edição da Revista, de Maio de 2019), e com intenção de vir a ser indexada a curto prazo, podendo vir a ocupar um lugar de referência no seu âmbito de publicação, aumentando o prestígio e captando cada vez mais artigos e massa crítica para o Projeto.

- a otimização da publicação LIFESAVING  (com todas as habituais Rubricas de divulgação, e que não preenchem os critérios científicos de indexação); - com a mudança do subtítulo para "Revista de Emergência Médica" em vez de "Revista das VMER de Faro e Albufeira", mais condizente com o alcance que a publicação conseguiu a nível nacional nos últimos anos.

Esta estratégia beneficiará ambas as publicações, bem como o Projeto LIFESAVING em todas as vertentes. Ambas as revistas (científica e de divulgação) poderão evoluir distintamente, conquistando cada uma o seu lugar, e correspondendo às expetativas dos respetivos públicos-alvo.

 
 "Toda a evolução ocorrida não seria possível sem o imprescindível apoio dos nossos Parceiros, que muito nos honra. Em nome de toda a Equipa Editorial, agradeço toda a confiança, empenho e dedicação do Algarve Biomedical Center ao Projeto LIFESAVING.", Bruno Santos, Editor-Chefe da Revista LifeSaving.

LER MAIS
ABC é "referência" e ajudou Algarve a ter mais vagas em Medicina

9 Jul, 21

Na cerimónia de assinatura do contrato-programa para o aumento de vagas do curso de Medicina da Universidade do Algarve, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou o papel que o ABC teve durante o combate à pandemia de COVID-19, desde montar um "Drive-thru", às operações de testes e aos projetos criados e desenvolvidos, foi o ABC que coordenou toda a operação de testes a nível nacional para os lares e por isso há um conjunto de atividades que hoje mostram que o ensino da medicina e a atividade biomédica no Algarve não só se recomenda, como se transformou numa referência a nível europeu.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
Plataforma SupERa

7 Jul, 21

A Plataforma SupERa foi desenvolvida com o objetivo de prestar Suporte contínuo às Estruturas Residenciais para idosos e lares residenciais na prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos residentes.

O processo de adesão e utilização da SupERa é gratuito.

Saiba tudo sobre esta nova plataforma e como solicitar o registo das instituições em www.supera.pt

LER MAIS
Cerimónia de Formalização da Criação da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo - RePEnSA

6 Jul, 21

Dia 12 de julho pelas 14h30 será realizada a Cerimónia de Formalização da Criação da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo - RePEnSA e a Apresentação dos Contributos para o Plano de Ação 2021-2030. Esta Rede Portuguesa é constituída pelos 4 Centros de Referência Nacionais, Porto4Ageing, Ageing@Coimbra, Lisbon-AHA e o Algarve Active Ageing. Esta Cerimónia contará com a presença dos Reitores das Universidades do Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Algarve e estará presente a Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Dr.ª Ana Mendes Godinho. Este é um grande passo em prol de um envelhecimento ativo e saudável em Portugal.

A cerimónia pode ser assistida em direto através do seguinte link.

LER MAIS
Albufeira | Testes positivos à Covid-19 realizados no Centro de Testagem a Cidadãos Não Residentes e Estrangeiros

28 Jun, 21

Testes positivos à Covid-19 realizados no Centro de Testagem de Albufeira a cidadãos não residentes e estrangeiros alojados fora do concelho não são contabilizados em Albufeira.

O Município de Albufeira esclarece alguns pontos sobre a forma de contagem dos testes positivos relativamente a cidadãos estrangeiros ou não residentes.


Saiba mais aqui.

LER MAIS
Fecho das escolas é justificado mediante o número de casos ativos

28 Jun, 21

Nuno Marques, Presidente do ABC, considerou que o fecho das escolas do 1º e 2º ciclos dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel se justifica pelo «número de casos ativos».
Relembra que é importante que as pessoas entendam, que é possível ter uma vida social sem descurar os cuidados necessários para manter a pandemia controlada.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
COVID-19: A VARIANTE DELTA

21 Jun, 21

Convidado na RTP Antena Aberta, o Dr. Nuno Marques, Presidente do ABC, comenta sobre as diferentes variantes da COVID-19, a importância do distanciamento físico e outros aspetos essenciais no combate à pandemia.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
​"A pandemia fez ver que é fundamental estar próximo das pessoas"

20 May, 21

Entrevista do Diário de Notícias ao Dr. Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center e Coordenador da Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência e Riscos de Saúde Pública.

No início da pandemia existia uma grande necessidade de realização de testes à COVID-19, e dada a escassez de Kits no mercado, os gabinetes dos ministros do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, tiveram a visão estratégica de colocar os centros de investigação nacionais em contacto uns com os outros, permitindo assim a organização de uma rede nacional de laboratórios da academia que foram e são um exemplo de sucesso na Europa e no Mundo.

Para além de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da COVID-19, atualmente, o ABC está envolvido em vários projetos científicos, nomeadamente,  na Rede Europeia de Envelhecimento Ativo, a criação do Centro de Investigação de Entomologia Médica, de uma Seroteca, de um Banco Público de Células do Cordão Umbilical, o BioBanco e um Centro de Treino de Cirurgia.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

LER MAIS
DIA DA EUROPA NO ALGARVE

5 May, 21

A celebração do Dia da Europa, assinalado a 9 de maio, vai ser antecipada para dia 7 de maio sob a forma de um Diálogo com os Cidadãos intitulado "O que a Europa faz pela saúde dos Europeus".

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, da Universidade do Algarve (UAlg), do ABC-Algarve Biomedical Center e do Centro de Informação Europeia Europe Direct Algarve.

O evento está agendado para dia 7 de maio às 16h30 e decorrerá num formato misto, com uma mesa presencial no Centro de Simulação Clínica, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg, em Faro, e contará com diversas participações via streaming, sendo transmitido em direto nos canais de Youtube e Facebook da UAlg, no Facebook da CCDR Algarve e Europe Direct Algarve.

Pretende-se abrir um espaço de reflexão sobre o futuro próximo, no que respeita aos investimentos promovidos por vários parceiros da Região e da política de saúde da União Europeia e esclarecer e divulgar as respostas, tanto na crise pandémica quanto na pós-pandemia, alinhando o evento, em simultâneo, com os objetivos da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Serão abordadas as respostas da União Europeia na área da Saúde e o Novo Programa “UE pela Saúde”, o plano de ação do Algarve Biomedical Center (parceria da UAlg e do CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e as respostas no Algarve e na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA) à pandemia COVID-19.

Mais informações sobre o evento aqui.

LER MAIS