CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
mantenha-se sempre a par da atualidade
NOTÍCIAS
​"A pandemia fez ver que é fundamental estar próximo das pessoas"

20 May, 21

Entrevista do Diário de Notícias ao Dr. Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center e Coordenador da Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência e Riscos de Saúde Pública.

No início da pandemia existia uma grande necessidade de realização de testes à COVID-19, e dada a escassez de Kits no mercado, os gabinetes dos ministros do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, tiveram a visão estratégica de colocar os centros de investigação nacionais em contacto uns com os outros, permitindo assim a organização de uma rede nacional de laboratórios da academia que foram e são um exemplo de sucesso na Europa e no Mundo.

Para além de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da COVID-19, atualmente, o ABC está envolvido em vários projetos científicos, nomeadamente,  na Rede Europeia de Envelhecimento Ativo, a criação do Centro de Investigação de Entomologia Médica, de uma Seroteca, de um Banco Público de Células do Cordão Umbilical, o BioBanco e um Centro de Treino de Cirurgia.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

LER MAIS
DIA DA EUROPA NO ALGARVE

5 May, 21

A celebração do Dia da Europa, assinalado a 9 de maio, vai ser antecipada para dia 7 de maio sob a forma de um Diálogo com os Cidadãos intitulado "O que a Europa faz pela saúde dos Europeus".

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, da Universidade do Algarve (UAlg), do ABC-Algarve Biomedical Center e do Centro de Informação Europeia Europe Direct Algarve.

O evento está agendado para dia 7 de maio às 16h30 e decorrerá num formato misto, com uma mesa presencial no Centro de Simulação Clínica, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg, em Faro, e contará com diversas participações via streaming, sendo transmitido em direto nos canais de Youtube e Facebook da UAlg, no Facebook da CCDR Algarve e Europe Direct Algarve.

Pretende-se abrir um espaço de reflexão sobre o futuro próximo, no que respeita aos investimentos promovidos por vários parceiros da Região e da política de saúde da União Europeia e esclarecer e divulgar as respostas, tanto na crise pandémica quanto na pós-pandemia, alinhando o evento, em simultâneo, com os objetivos da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Serão abordadas as respostas da União Europeia na área da Saúde e o Novo Programa “UE pela Saúde”, o plano de ação do Algarve Biomedical Center (parceria da UAlg e do CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e as respostas no Algarve e na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA) à pandemia COVID-19.

Mais informações sobre o evento aqui.

LER MAIS
Homenagem à Professora Maria de Sousa

14 Apr, 21

Merecida homenagem à médica e investigadora Maria de Sousa, que faleceu há 1 ano, vítima de COVID-19.

A imunologista Maria de Sousa, desenvolveu a sua carreira científica na Universidade do Porto, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), tendo passado na sua carreira académica por Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América, onde dirigiu o Laboratório de Ecologia Celular do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque. No seu regresso ao Porto, como Professora do ICBAS, foi responsável pela criação do Mestrado em Imunologia.

Maria de Sousa, foi uma das primeiras mulheres portuguesas a serem reconhecidas internacionalmente pelas suas descobertas científicas e pela sua notável contribuição sobre o sistema imunitário.

Ao longo da sua carreira, recebeu inúmeros prémio e distinções a nível nacional e internacional, tais como, o Prémio “Estímulo à Excelência”, atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra (2011), o Prémio Universidade de Lisboa, em 2017 e o Prémio Mina Bissel, em 2018.

"As I may die and you must live. In your living the hope of my lasting" - Maria de Sousa (1939-2020)


Ilustração: Helena Pinheiro

(Foto: Universidade do Porto)

LER MAIS
VI Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado

12 Apr, 21

Decorreu nos dias 9 e 10 de abril, em Faro, a prática do VI Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER), uma formação que resultou de uma parceria com o Algarve Biomedical Center (ABC), a UALG e o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do CHUA.

Saiba mais sobre o programa do Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER) aqui.

#masteriberico #ecografia #intervencionismoecoguiado

LER MAIS
1 ano do Programa "Heróis dos Testes"

12 Apr, 21

Fez hoje um ano que foi lançado o programa “Heróis dos Testes”, o qual resultou de uma parceria entre a o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Academia.

Durante um ano de testagem preventiva de diagnóstico à COVID-19 em lares de idosos, foram realizados cerca de 306 mil testes em lares de todo o país, o que permitiu evitar 880 surtos nessas unidades.

De forma a proteger os idosos e a evitar surtos nos lares, o protocolo de realização de testes de diagnóstico à COVID-19 foi reforçado para garantir a testagem preventiva nas estruturas residenciais para idosos, até ao final de junho.

Além do protocolo assinado no âmbito dos “Heróis dos Testes”, foi também formalizada, através de um protocolo entre os centros de investigação, uma rede de laboratórios científicos para situações de emergência e riscos de saúde pública, a qual é coordenada pelo Algarve Biomedical Center (ABC).

Essa cooperação já existe desde o início da pandemia da covid-19, mas de forma informal, explicou Nuno Marques, presidente do ABC e coordenador da rede.


“O acordo que foi hoje assinado aqui é que esta rede vai continuar unida, para esta pandemia e também para outras situações, quer no âmbito da saúde pública, quer do interesse nacional, de forma a que assim que haja qualquer desenvolvimento e necessidade, seja posto em prática”, explicou Nuno Marques.


Saiba mais aqui.

LER MAIS
Covid-19: Estudo sobre eficiência dos hospitais coloca o CHUA no primeiro lugar em 2020

16 Mar, 21

O Algarve está no primeiro lugar no ranking de eficiência hospitalar do país!

Depois seguem-se os Hospitais de S. João, Centro Hospitalar do Porto e Centro Hospitalar Coimbra. 

Tratou-se de averiguar, nestes tempos de combate à pandemia, que resposta foi dada neste contexto de urgência e quais os resultados obtidos. Neste estudo da Coimbra Business School que avaliou o impacto da pandemia da COVID-19 na eficiência de 37 hospitais EPE, entre janeiro de 2019 e novembro 2020, o Algarve ficou no topo.

Para o Algarve Biomedical Center (ABC) este muito bom resultado é de saudar e de transmitir o nosso contentamento aos seus responsáveis. Assim o nosso imenso cumprimento aos elementos do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e sobretudo aos seus profissionais pela sua capacidade de resposta em prol das populações que servimos em tempos tão difíceis.

LER MAIS
Testes Serológicos à COVID-19

12 Mar, 21

Informamos que o ABC-Algarve Biomedical Center iniciou a realização de testes serológicos rápidos, em sistema de "Drive-Thru", para qualquer pessoa que pretenda saber se desenvolveu anticorpos/imunidade contra a COVID-19.

Local: Centro de Testes do Estádio Algarve "Drive-Thru".

Colheitas: Todos os sábados das 12h às 13h, mediante marcação prévia.

Resultados: No próprio dia.

Saiba mais informações e como fazer a sua marcação aqui.

LER MAIS
Apelo à angariação de dadores de medula - Salvar o Miguel

8 Mar, 21

O Miguel é um menino de 6 aninhos, filho de Sandra Venâncio Caeiro e o João Caeiro, ambos enfermeiros no CHUA, a quem foi diagnosticado em dezembro passado, uma leucemia rara, (principalmente em crianças) denominada síndrome mielodisplásica, a sua medula não está a produzir as células necessárias à composição sanguínea, não tem qualquer hipótese de quimioterapia ou qualquer outro tratamento a não ser o transplante de medula óssea, por isso é urgente encontrar um dador compatível. A esperança residia no pequeno irmão de 2 aninhos, mas infelizmente revelou-se incompatível.

Para se ser dador de medula óssea precisa de:

- Ter entre 18 a 45 anos;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Não ter feito uma transfusão desde 1980.

Como proceder:

Contacte o serviço de sangue do hospital mais próximo e em Faro 289891275, e inscreva-se para efetuar a recolha da amostra de sangue, caso tenha a sorte de ser compatível, atualmente, pode fazer a sua dádiva , com um simples doação de sangue.

Toda a informação sobre o processo está disponível em: https://www.apcl.pt
(ao inscrever-se no banco de dadores poderá salvar o Miguel ou outra criança, ou qualquer pessoa que necessite. Se tiver 46 anos ou mais, já não pode doar medula, mas pode doar sangue, de uma forma ou de outra já está a ajudar!!

"Dê um minuto da sua vida, para que o Miguel possa viver muitos anos".


Todos juntos vamos conseguir!

LER MAIS
Centro de Simulação Médica da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas

22 Feb, 21

De forma a promover um ensino e simulação da medicina ao mais alto nível, a Universidade do Algarve UAlg desenvolveu o Centro de Simulação Médica da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas tem como principal objetivo o ensino pré-graduado e pós graduado.

Um investimento em saúde com o apoio do Programa Operacional do Algarve - CRESC ALGARVE 2020, que forma pessoas em suporte básico de vida e desenvolve interação com as unidades hospitalares.

Mais um grande projeto, inovação e tecnologia na região do Algarve!

Saiba mais no vídeo!

LER MAIS
ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL NO ALGARVE

8 Feb, 21

Com o apoio do Programa Operacional do Algarve –CRESC ALGARVE 2020, o ABC-Algarve Biomedical Center, está a desenvolver novas estratégias e novos modelos para a promoção do envelhecimento ativo, visando prestar cuidados de saúde e bem-estar de elevada qualidade, nomeadamente, no âmbito da reabilitação osteoarticular, cardiovascular e respiratória, com enfoque diferenciador na promoção da vida ativa e saudável.

Vocacionada para o turismo de saúde, com a realização de programas de treino intensivos aproveitando as nossas condições climáticas para a sua realização ao ar livre, esta estratégia está articulada com a Rede de Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, da qual o Algarve faz parte na sequência de uma candidatura no âmbito do Projeto CENIE (Centro Internacional sobre o Envelhecimento), financiado pelo Interreg España-Portugal - Poctep/ Fundo Social Europeu, liderada pela Universidade do Algarve e pela CCDR-Algarve.


LER MAIS
Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER)

11 Dec, 20

A Sociedade Andaluza de Medicina Física e de Reabilitação (SAMFYRE) em colaboração com a Fundação CEU San Pablo em Andaluzia, desenvolve o Mestrado Universitário de Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER), na modalidade semi-presencial, constando a parte presencial de 15 sessões práticas que decorrem em 6 fins-de semana, até agora em 3 sedes, Sevilha, Madrid e Barcelona. Devido ao número crescente de internos e especialistas de MFR portugueses que têm realizado o Mestrado, em 2019 abriu uma quarta sede em Lisboa, com o objetivo de facilitar a participação dos médicos portugueses.

Este ano 2020/2021, a sede será transferida para Faro, em resultado de uma parceria com o Algarve Biomedical Center (ABC), a UALG e o serviço de MFR do CHUA.

O coordenador português da sede em Faro será o Dr. Rui Sales Marques, sócio da SPMFR, membro e formador do grupo de Interesse em Ecografia da SPMFR (GriECO), com o Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado.

Consulte o programa do Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER) aqui.

LER MAIS
Cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota.

26 Nov, 20

O Algarve Biomedical Center (ABC) venceu o primeiro lugar do Prémio Manuel António da Mota com o projeto “ABC-COVID”, o qual integrou um conjunto muito vasto de iniciativas de combate à pandemia, tais como, a formação de âmbito geral à população; reforço da linha SNS24; produção de álcool gel nos laboratórios da Universidade; produção de meio de transporte viral, necessário para as colheitas das amostras virais; produção de zaragatoas, quando não era possível obter zaragatoas no mercado nacional e internacional (em parceria com a startup Mark 6 Prototyping). 

Desancadeou igualmente as ações necessárias à criação de um consórcio com a Hidrofer, Instituto Superior Técnico e Logoplast que dotou o país de uma capacidade de produção de kits de diagnóstico em quantidade suficiente para todo o país; criação de um laboratório para realização de testes diagnósticos por RT-PCR à Covid-19; desenvolvimento de capacidade de colheita de amostras, quer através do modelo de Drive Trough quer através da deslocação das próprias equipas junto da população; criação em conjunto com a Fundação Champalimaud de uma metodologia de rastreio e testagem combinada, utilizando um rastreio serológico e complementada com os testes RT-PCR, entre outras.

Muito obrigada pelo reconhecimento do nosso trabalho!

LER MAIS
Candidaturas ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve

25 Nov, 20

O ABC informa que já estão a decorrer as candidaturas ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve. 

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 22 de dezembro de 2020.

Mais informações em: https://dcbm.ualg.pt/pt

LER MAIS
Algarve Biomedical Center vence Prémio Manuel António da Mota

16 Nov, 20

É com muita alegria que comunicamos que o ABC é o grande vencedor da 11º edição do Prémio Manuel António da Mota com o projeto ABC-COVID.

Todo o trabalho desenvolvido no combate à COVID-19, o qual se estendeu do Algarve ao Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, recebe hoje este reconhecimento e um prémio no valor de 50.000€. 

O Presidente da República enviou uma mensagem na qual reafirma a circunstância de Portugal e o mundo estarem a enfrentar duas crises: a pandémica e a económico-social destacando, no entanto, que “ Portugal e os portugueses continuam a revelar a sua criatividade, a sua inovação, a sua prontidão na resposta a duas crises, a dois desafios cumulativos demonstrando aquilo que nós faz portugueses cá dentro e lá fora: a nossa identidade, nossa força, a nossa determinação e a nossa solidariedade”.

Agradecemos este reconhecimento e juntos continuaremos a lutar contra esta pandemia!


Saiba mais em:

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/abc-algarve-biomedical-center-vence-premio-manuel-antonio-da-mota-13029126.html?fbclid=IwAR0QqJCA-0B5ny4NjDCxfge5-izUSiEqIUQtuTXaYkcf0VyboHIGvkG8Fms

LER MAIS
Prémio Manuel António da Mota

11 Nov, 20

O vencedor do Prémio Manuel António da Mota vai ser conhecido já no próximo domingo dia 15 de novembro.

Uma edição especial do prémio, sobre o combate à pandemia, para acompanhar na TSF depois das 15h, face à impossibilidade de realização da habitual cerimónia de entrega do Prémio prevista para este dia.

O ABC é um dos 10 finalistas candidatos ao prémio!!

PORTUGAL VENCE A COVID 19.

Uma iniciativa da Fundação Manuel António da Mota e da Mota-Engil, em parceria com a TSF.

LER MAIS