CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
NOTÍCIAS
I Jornadas sobre Patologia Músculo-Esquelética em Medicina Geral e Familiar

29 Apr, 22

O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve - ABC está a colaborar na organização das I Jornadas sobre Patologia Músculo-Esquelética em MGF no Algarve.

Este evento irá decorrer nos dias 11 e 12 de novembro de 2022, no Dom Pedro Vilamoura Hotel Resort & Golf.

Website  |  Formulário de inscrição

LER MAIS
ABC CoLAB - O primeiro Laboratório Colaborativo na área da saúde no Algarve

26 Apr, 22

O Laboratório Colaborativo do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC CoLAB) é um dos seis Laboratórios Colaborativos (CoLAB) recentemente aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)!

O ABC CoLAB visa dedicar-se ao estudo e desenvolvimento de soluções integradas para o envelhecimento e rejuvenescimento, adequando as prioridades e o tipo de respostas nas áreas da saúde, da ação social, da educação e da formação ao longo da vida, do trabalho e da participação cultural e cívica em função do território, das necessidades e das dinâmicas da população», diz o Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI).

Este laboratório pretende ainda potenciar e acelerar a investigação na área do envelhecimento, através da criação de produtos ou sistemas de maior valor acrescentado, orientando as suas atividades para a criação de emprego qualificado e de valor económico e social no espaço intermédio do sistema de inovação.

O ABC CoLAB irá constituir-se como uma associação sem fins lucrativos, da qual fazem parte o ABC-RI (AD-ABC), Câmaras Municipais de Loulé e Albufeira, CinTurs e CEFAGE (Universidade do Algarve), ISCTE-IUL, Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Vodafone, Algardata, Garvetur, Premivalor, Sea4Us e Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS).

Os CoLAB visam promover a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais, assim como a criação, direta e indireta, de empregos de alto valor acrescentado em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

LER MAIS
ABC congratula Sara Carvalhal pela Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

23 Mar, 22

Que neurónios são responsáveis pelo desenvolvimento de comportamentos aditivos, como o consumo de droga? Pode a manipulação de células estaminais esclarecer o que origina a microcefalia? Qual o papel dos arrozais do Estuário do Tejo na preservação de aves aquáticas? Pode a simulação de pequenos tumores em laboratório ajudar a tratar o cancro?

Estas são algumas das questões colocadas pelos quatro projetos científicos distinguidos pelas Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, que na sua 18ª edição vai apoiar a investigação de Sara Carvalhal, Algarve Biomedical Center, Sandra Tavares, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde; Carina Soares-Cunha, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho e Edna Correia, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Doutoradas ou pós-doutoradas nas suas áreas de especialização, as investigadoras com idades compreendidas entre os 32 e os 35 anos, foram selecionadas entre mais de 72 candidatas por um júri científico, presidido pelo Professor Alexandre Quintanilha. Cada vencedora recebe um prémio no valor de 15 mil euros, como incentivo à sua pesquisa e ao trabalho desenvolvido nas áreas da saúde e ambiente. Uma iniciativa que visa, de forma mais ampla, contribuir para uma ciência e uma sociedade mais inclusivas e equitativas. 

Aceda ao artigo - Mulheres na Ciência

LER MAIS
Inauguração do Observatório Nacional do Envelhecimento em Alte

22 Mar, 22

É na Rua Nova da Igreja, na aldeia de Alte, nas antigas instalações da Escola Profissional Cândido Guerreiro, que foi inaugurado, segunda-feira, dia 21 de março, o Observatório Nacional do Envelhecimento (ONE).

A presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, estiveram em Alte para sublinhar a importância deste projeto, não só para a região, mas para dar resposta ao «novo paradigma demográfico» que constitui o aumento da esperança de vida da população portuguesa e o desafio de promover um envelhecimento ativo e saudável no país.

Como explicou o presidente do ABC, Nuno Marques, esta iniciativa, que congrega três instituições de ensino (ABC – Algarve Biomedical Center, NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto), nasceu porque «é preciso que haja alguém que observe, veja, analise e olhe para os dados, que indique como é que nos estamos a comportar ao longo do tempo, como devemos agir e como podemos atuar de forma a minimizar o impacto que vamos ter nos indicadores do envelhecimento português».

A Ministra do Trabalho disse ser este «um dia histórico para Alte mas também para Portugal» e salientou a vantagem das universidades estarem associadas ao projeto: «são três centros de referência em torno da investigação e do envelhecimento o que é fundamental para termos opções bem informadas do ponto de vista daquelas que são as áreas críticas de intervenção, para termos um envelhecimento cada vez mais ativo e saudável ao longo da vida, e politicas associadas à longevidade mais focadas e com mais conhecimento».

LER MAIS
Transmissão Live - Encontro Regional de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Saudável e Ativo

18 Mar, 22

Iniciou-se o Encontro Regional de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Saudável e Ativo, no Grande Auditório da Universidade do Algarve UAlg - Campus de Gambelas.

Acompanhe a transmissão online na página de Youtube da Universidade do Algarve: Transmissão live online

LER MAIS
Encontro Regional de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Saudável e Ativo

16 Mar, 22

Dia 18 de março de 2022 às 9h00 no Grande Auditório da Universidade do Algarve - Campus de Gambelas irá realizar-se o Encontro Regional de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Saudável e Ativo promovido pelo Programa para uma Sociedade Longeva - PSL (0551_PSL_6_E) da Universidade do Algarve, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V-A, Espanha-Portugal, (POCTEP), 2014-2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em parceria com o Reference Site Algarve Active Ageing – A3, Centro Académico ABC e CCDR Algarve.

Transmissão online na página do Youtube da Universidade do Algarve: Link 

LER MAIS
Inauguração da Exposição de Fotografia "Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma"

15 Mar, 22

Irá realizar-se no dia 18 de março de 2022 a inauguração da Exposição de Fotografia "Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma" onde serão expostas as 10 melhores fotografias do Concurso de Fotografia "Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma" promovido pelo Projeto PSL - Programa para uma Sociedade Longeva, no átrio do Grande Auditório da Universidade do Algarve - Campus de Gambelas onde ficará até dia 25 de março.

A entrega dos prémios do Concurso de Fotografia irá realizar-se no seguimento do Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Saudável e Ativo no dia 18 de março às 17h30 no Grande Auditório da Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.

LER MAIS
ESTRUTURA DE APOIO DISPONÍVEL PARA UCRANIANOS

7 Mar, 22

O ABC-Algarve Biomedical Center, em parceira com a Faculdade de Ciências Biomédicas e de Medicina do Algarve estão a disponibilizar, entre outros apoios, avaliações médicas gratuitas aos refugiados que cheguem da Ucrânia.

Nuno Marques e Valeriya Boshernitsan comentam sobre o projeto de apoio que já se encontra disponível.

Aceda ao podcast da RTPPlay através do seguinte link.


Informações de Apoio:

Documento de Apoio - Língua Portuguesa

Інформація щодо підтримки - Ucraniano  


1 - Formulário para ucranianos que chegam a Portugal / Анкета для українців, які прибувають до Португалії

2 - Formulário Pré-avaliação Médica / Медична форма попередньої оцінки, запис на медичну консультацію


As inscrições são para já via correio eletrónico, disponibilizamos o seguinte email: abc.medhelp@abcmedicalg.pt 

Morada do ABC:

Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas

Universidade do Algarve  

Campus de Gambelas, Ala Norte do Edifício 2, Gabinete 4.24

8005-139 Faro

Portugal

 

Адреса центру АВС:

 Факультет медицини та біомедичних наук

 Університет Алгарве

 Кампус Гамбелаш, будинок 2, кабінет 4.24

м.Фару, Португалія

8005-139

                                                                                         Mapa / Maпа


LER MAIS
Recolha de donativos para a Ucrânia

7 Mar, 22

Colabore na recolha de donativos para envio de material médico para a Ucrânia, o seu contributo faz a diferença!

Agradecemos que coloque no descritivo da transferência bancária o código CC 810.

Vamos todos ajudar!

LER MAIS
Encontro Regional de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável

4 Mar, 22

Dia 18 de Março de 2022 no Grande Auditório da Universidade do Algarve – Campus de Gambelas terá lugar o Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável, onde serão apresentadas as melhores candidaturas, votados e anunciados os vencedores do Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing.

 Este encontro regional pretende promover e divulgar as melhores práticas da região do Algarve no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e fomentar o diálogo e o debate na procura de melhores soluções e abordagens para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.

Para inscrições no encontro regional deve aceder ao link.

Programa Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing – A3  -  Download


Mais informações: a3geral@abcmedicalg.pt

LER MAIS
ABC cria estrutura de apoio «clínico, psicológico e emocional» a ucranianos afetados pela guerra

28 Feb, 22

O Algarve Biomedical Center (ABC), em parceria com a Faculdade de Ciências Biomédicas e de Medicina da Universidade do Algarve, criou uma estrutura de apoio para os ucranianos que venham para Portugal, mas também para a comunidade que já se encontra no país.

O ABC disponibiliza-se a prestar apoio clínico, psicológico e emocional, além de avaliações médicas, de forma gratuita, à comunidade que chegue a Portugal refugiada da guerra com a Rússia e aos ucranianos que já estão em Portugal.

Para isso, foi criado um email valeriya.chemeresiuk@abcmedicalg.pt, que já está em funcionamento, através do qual os cidadãos ucranianos podem pedir à instituição algarvia apoio em matéria de cuidados médicos, apoio psicossocial e medicamentos.

O processo com as autoridades nacionais e regionais será articulado com Valeriya Boshernitsan, estudante de doutoramento em Portugal e natural da Ucrânia.

O ABC também já se disponibilizou a trabalhar em articulação com as várias entidades regionais e com a Câmara Municipal de Loulé, tendo desde logo surgido a manifestação de interesse da autarquia no apoio à comunidade ucraniana.


LER MAIS
Algarve Biomedical Center lança duas bolsas no valor de 200 mil euros

21 Feb, 22

Algarve Biomedical Center - ABC lança duas bolsas no valor de 200 mil euros.

Uma iniciativa do ABC que irá apoiar dois projetos de investigação com a duração de dois anos em áreas distintas:

- A bolsa “José Mariano Gago by ABC” será um projeto de investigação translacional;

- A bolsa “João Larguito by ABC” terá como base um projeto de investigação clínica.


As candidaturas podem ser realizadas entre o dia 1 de abril e 15 de maio.

O presente Aviso para Apresentação de Candidaturas foi elaborado com os termos previstos no Regulamento Concursal.

Aceda ao artigo completo através do link.

LER MAIS
IX Jornadas de Reumatologia e Medicina Familiar do Algarve

17 Feb, 22

O Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem o prazer de anunciar a IX edição das Jornadas de Reumatologia e Medicina Familiar do Algarve, as quais decorrerão nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, no Grande Auditório da Universidade do Algarve.

Esta Jornadas são uma organização conjunta do CHUA, ABC e UAlg,

Mais informações disponibilizadas brevemente.

LER MAIS
ABC assina protocolo com a ACASO para promover envelhecimento ativo

2 Feb, 22

O Algarve Biomedical Center (ABC) e a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) oficializaram uma parceria que pretende "defender, identificar e implementar medidas de envelhecimento saudável e ativo de uma população mais vulnerável". O acordo foi assinado dia 1 de fevereiro de 2022, em Olhão, e terá a duração de cinco anos. 

O acordo prevê que o ABC disponibilize o seu know-how académico às atividades que a ACASO desenvolve junto de pessoas vulneráveis. A criação de equipas de saúde multidisciplinares diferenciadas e o apoio para a certificação de qualidade são alguns exemplos de respostas a adotar, com vista à promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

Com esta parceria, pretende agregar-se recursos materiais e humanos, de modo a implementar projetos e soluções inovadores que permitam a melhoria contínua a prestação de cuidados à população, acrescentou o ABC.

LER MAIS
1ªs Jornadas das Tecnologias da Saúde do CHUA

1 Feb, 22

A Organização das 1ªs Jornadas das Tecnologias da Saúde do CHUA pretende criar a oportunidade a todos os profissionais e alunos das áreas de intervenção, das várias profissões, de divulgarem experiências, estudos ou trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade profissional mediante a apresentação de Comunicação Livre Oral ou Poster.

Para mais informação por favor aceda ao seguinte Link.

LER MAIS