CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
NOTÍCIAS
LIFESAVING comemora 6º aniversário com novas edições com o apoio do ABC

8 Aug, 22

Na sequência do 6º aniversário da LIFESAVING, um projeto editorial e formativo da equipa da VMER de Faro/Albufeira do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, acaba de ser publicada a 25ª edição da revista, bem como a LIFESAVING Scientific Vol 2 Nº 3

Afirmando-se como uma revista de emergência médica, com publicação trimestral ininterrupta, desde a sua estreia, a 5 de Agosto de 2016, este projeto tem contado com o apoio e participação do Algarve Biomedical Center que, nas palavras de um dos editores, "tem contribuído para o crescimento e melhoria contínua na qualidade deste projeto". 

À LIFESAVING, na celebração deste sexto aniversário, só podemos desejar os maiores sucessos!

LER MAIS
Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da FMCB manifestam apoio a Isabel Palmeirim

5 Aug, 22

Os Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, após tomada de conhecimento da demissão da Diretora do Mestrado Integrado em Medicina e também Diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, manifestam a sua total confiança na capacidade e competência da Professora Doutora Isabel Palmeirim para as funções que lhe foram atribuídas por nomeação destes Conselhos, nomeadamente para a coordenação do
cumprimento das atividades letivas do Mestrado Integrado em Medicina.
Compete ao Conselho Científico da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas a nomeação das Comissões de Curso e dos seus Diretores, reiterando a sua confiança no excelente trabalho desenvolvido pela Professora Doutora Isabel Palmeirim enquanto Diretora do Mestrado Integrado em Medicina.
Compete ao Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, no qual estudantes e docentes estão representados em paridade, a resolução de questões pedagógicas que emanem do funcionamento das várias ofertas formativas da Faculdade, levantadas por estudantes ou docentes, existindo para tal procedimentos para a formalização de apreciações pelo Conselho Pedagógico de eventuais problemas. Este órgão de gestão desconhece a existência, à data de publicação, de qualquer solicitação formal por parte dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina sobre a preparação das unidades curriculares para o ano letivo 2022/2023, que decorre com normalidade neste período. Cartas anónimas veiculadas através de redes sociais não podem ser consideradas para efeitos de apreciação pelo órgão competente para deliberar sobre matérias pedagógicas ou científicas pertinentes para a oferta formativa da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas.

 

Faro, 3 de agosto de 2022

 

Professora Doutora Leonor Cancela, Presidente do Conselho Científico

Professor Doutor Clévio Nóbrega, Presidente do Conselho Pedagógico

Professora Doutora Inês Araújo, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico

 

Consulte o documento aqui.

LER MAIS
Funcionários da FMCB manifestam apoio a Isabel Palmeirim

5 Aug, 22

O corpo não docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) da Universidade do Algarve (UALG) vem, publicamente, manifestar apoio à Professora Doutora Isabel Palmeirim, que com o maior empenho e dedicação zela diariamente pelo sucesso de um projeto em prol da saúde do Algarve.

O corpo não docente da FMCB da UALG testemunha diariamente que a Professora Doutora Isabel Palmeirim, como Diretora da FMCB da UALG e Diretora do Mestrado Integrado em Medicina, é na sua génese uma pessoa dotada de grande sentido de humanismo e sensibilidade, valores que se traduzem no seu dia a dia, na busca incessante de soluções para as mais diversas questões apresentadas pelos alunos, quer sejam de índole pessoal, quer académicas, adotando SEMPRE uma politica de “porta aberta” no apoio aos alunos. Um exemplo de humanismo, disponibilidade e competência, valores que se querem igualmente na prestação de cuidados de saúde, no Algarve e no País, dando o melhor exemplo pela liderança aos futuros médicos que se formam na UALG, sempre com o mesmo entusiasmo e dedicação, desde o primeiro minuto, após a génese do Mestrado Integrado em Medicina na Universidade do Algarve em 2009.

Faro, Campus de Gambelas, 4 de agosto 2022

O corpo não docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas

Consulte o documento aqui

LER MAIS
Laboratório colaborativo do ABC já foi formalizado

4 Aug, 22

As diferentes entidades que constituem o ABC CoLAB reuniram-se na Universidade do Algarve na passada sexta-feira para a formalização da Associação sem fins lucrativos.

A escritura pública que oficializou a criação do Laboratório Colaborativo do ABC: Soluções Integradas para o Envelhecimento e Rejuvenescimento (ABC CoLAB) teve lugar na passada sexta-feira (29 de Julho), em Faro.

O Laboratório Colaborativo do ABC propõe uma abordagem transversal e multidisciplinar para combater os efeitos do envelhecimento. Para tal, reúne as competências de duas unidades de investigação (ABC-RI e Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE), uma Universidade (UALG), dois municípios (Albufeira e Loulé), um Laboratório do Estado (Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IPST) e seis empresas privadas (Vodafone, ICNAS PHARMA, Algardata, Garvetur, PremiValor e Sea4Us).

O ABC CoLAB irá potenciar o emprego qualificado, a investigação e a inovação na área do envelhecimento ativo e saudável na região do Algarve. Ao utilizar estes recursos, tecnologia de ponta e os resultados obtidos em laboratório para responder às necessidades do mercado, o ABC CoLAB visa impactar positivamente a saúde humana, a sociedade e a economia a sul do país. 

LER MAIS
Investigadores do ABC recebem financiamento para desenvolvimento de projetos científicos

2 Aug, 22

Os projetos científicos de três investigadoras do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), Sara Carvalhal, Rui Silva e Mónica Fernandes, foram recentemente selecionados para financiamento no Concurso de Projetos I&D de 2022 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O projeto liderado por Sara Carvalhal, visa explorar as funções biológicas do gene BUB1 no neurodesenvolvimento, e contribuir assim, para uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento do cérebro e o tamanho do mesmo. Já o projeto liderado por Mónica Fernandes foca-se no estudo do papel do gene CITED2 na biologia das células estaminais de glioblastoma, que é um tumor cerebral extremamente letal, para o qual as opções terapêuticas são muito limitadas, e como tal, o projeto proposto poderá contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Trata-se de dois projetos de caráter exploratório, cada um com um financiamento máximo de 50 mil euros.

Rui Silva, por sua vez, propõe combinar abordagens genéticas clássicas com tecnologias avançadas de imagiologia in vivo para identificar novos reguladores de topologia dos cromossomas durante a mitose e respetivos mecanismos moleculares. Este projeto oferece o potencial de identificar novos alvos terapêuticos para o tratamento do cancro, pois inibição de enzimas que promovem alterações da topologia dos cromossomas durante a mitose é amplamente utilizada como tratamento para o cancro.

O ABC congratula também o investigador Pedro Castelo-Branco, do ABC-RI, e a líder do projeto Graça Maria Leitão Ferreira-Dias, da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, pela atribuição de financiamento no âmbito do mesmo concurso para o desenvolvimento de um projeto científico que visa explorar e avaliar o impacto das modificações epigenéticas no endométrio da égua.  Consiste num projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, cujo financiamento máximo do projeto é de 250 mil euros.

Muitos parabéns e sucesso aos nossos investigadores pelo trabalho desenvolvido na área da saúde. 

LER MAIS
ABC Days: Prolongado prazo para submissão de trabalhos

1 Aug, 22

O prazo de submissão de resumos para o ABC Days - 5º Encontro Anual do Algarve Biomedical Center foi estendido até ao dia 9 de setembro.

O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Sagres, e será dedicado à temática "Aging Challenges". 

À semelhança de anos anteriores o evento tem como principais objetivos a promoção do diálogo entre investigadores do ABC-RI, estudantes da FMCB e UAlg, profissionais de saúde do CHUA e instituições de saúde associadas, e parceiros de diversas entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional.

Com um conjunto de temáticas associadas aos desafios do envelhecimento, o evento científico contará com cinco painéis de discussão, por cada uma das áreas abordadas: desafios cardiovasculares; desafios neurológicos; desafios músculo-esqueléticos; desafios oncológicos; desafios societais; bem como uma sessão dedicada às oportunidades associadas ao

envelhecimento.

Submeta a sua proposta e ajude-nos a desenhar o programa do próximo ABC Days!

LER MAIS
ABC inaugura laboratório na área do envelhecimento ativo e saudável

28 Jul, 22

O ABC-Algarve Biomedical Center vai apresentar esta sexta-feira, 29 de Julho, o mais recente laboratório colaborativo na área do envelhecimento ativo e saudável, o ABC CoLAB.

O ABC CoLAB propõe desenvolver novas soluções a partir do ecossistema único da região algarvia e visa afirmar o Algarve como uma região de referência para a investigação e inovação dirigidas para o envelhecimento ativo e saudável.

A escritura pública do ABC CoLAB será oficializada às 15h00, na sala de conferências da biblioteca na Universidade do Algarve.

Veja a notícia na integra aqui.

LER MAIS
Investigador do ABC-RI recebe projeto de mais de 1 milhão de euros para desenvolver terapia para doença rara e incurável

5 Jul, 22

Clévio Nóbrega, investigador principal do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI) e docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, acaba de receber um projeto de mais de 1 milhão de euros para desenvolver uma terapia génica para a síndrome de Cockayne, uma doença rara e incurável, que afeta sobretudo crianças, e que tem uma prevalência de cerca de 2.7 por milhão de nascimentos na Europa Ocidental.

Não existindo, até ao momento, nenhuma terapia que modifique a progressão da doença, o projeto do investigador da UAlg pretende encontrar nos genes uma resposta que, a ter sucesso, poderá ser modificadora da progressão da doença e não apenas da sua sintomatologia.

Clévio Nóbrega e a sua equipa de investigação procuram, assim, através do projeto “CureCSB – Development of a Gene Therapy for Cockayne Syndrome Type B”, desenvolver, ao longo dos próximos dois anos, uma terapia génica para a Síndrome de Cockayne, tipo B, que revele potencial para chegar à fase de ensaios clínicos no menor tempo possível e possa chegar à área clínica num futuro próximo, modificando a vida dos doentes e das suas famílias.

Nas palavras de Clévio Nóbrega, investigador principal, “o caminho é longo”, mas a equipa deixa uma garantia: “estamos a trabalhar de forma muito focada para que, mesmo longo, o caminho seja realizado no menor tempo possível e com os melhores resultados”.

Para isso, o grupo de investigação conta já com o apoio de especialistas tanto na área clínica como na área farmacêutica, garantindo, desde logo, uma estreita interação com as entidades reguladoras com vista à aplicação da terapia génica em contexto de ensaio clínico.

Desenvolvido no seio do Algarve Biomedical Center (ABC), este projeto é, para Nuno Marques, Presidente do ABC, a prova de que o “ABC-RI possui a tecnologia, a equipa e o reconhecimento adequados para contribuir de forma bastante profícua para os desenvolvimentos da medicina em termos internacionais”. O presidente garante que a “a aposta no desenvolvimento e na inovação é uma aposta ganha, incluindo na diversificação económica regional e nacional”.

Da mesma convicção partilha Isabel Palmeirim, diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, para quem este projeto se reveste de especial importância no sentido em que “reflete aquela que é a visão de uma academia cada vez mais voltada para a inovação, para a descoberta e para um diálogo cada vez mais próximo com os problemas da sociedade”. Como afirma, “a Universidade do Algarve e a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas continuarão a desenvolver o seu trabalho no sentido de fortalecer o país e a região, dotando-os de novas valências no setor da saúde”.   

Este novo financiamento atribuído a uma equipa de investigação do Algarve Biomedical Center Research Institute abre, assim, novas perspetivas para compreender uma doença pouco estudada que poderá vir a trazer, num futuro próximo, um novo modo de olhar a doença. 

LER MAIS
ABC promove Prémio CureCSB

21 Jun, 22

O laboratório Molecular Neuroscience and Gene Therapy (MNGT), do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), promove, no âmbito do projeto CureCSB, a atribuição do prémio CureCSB, um prémio dedicado a projetos de investigação no âmbito da Síndrome de Cockayne Tipo 2/B.

Convidam-se todos os investigadores interessados a submeter os seus projetos, por email, e de acordo com as indicações presentes no regulamento, até ao dia 30 de junho.

Saiba mais: regulamento disponível aqui.

LER MAIS
Funcionários do ABC manifestam apoio público a Nuno Marques

14 Jun, 22

Os funcionários do Algarve Biomedical Center acabam de lançar um manifesto público de apoio a Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center.
Na sequência da ação judicial interposta pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o staff do ABC vem assim manifestar o seu total apoio ao presidente, destacando o seu extraordinário trabalho na procura constante de maior investimento, melhores cuidados e serviços para a comunidade e reconhecimento para a Região do Algarve.

Para consultar o documento:
https://drive.google.com/file/d/1p6P6dma5aAglYiniIYS780EbxdryLep8/view?usp=sharing

LER MAIS
FMCB lança Manifesto Público de apoio a Nuno Marques, presidente do ABC

13 Jun, 22

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve acaba de lançar um manifesto público de apoio a Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center.

Na sequência da ação judicial interposta pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas vem assim manifestar o seu total apoio ao presidente do ABC, destacando o seu extraordinário trabalho nas mais diversas áreas de atuação.

Para consultar o manifesto clique aqui

LER MAIS
Submissão de resumos para o ABC Days já se encontra aberta

7 Jun, 22

Informamos que se encontra aberto, até ao dia 31 de julho, o período de submissão de resumos para o ABC Days – V Encontro Anual do Algarve Biomedical Center.

O ABC Days, a realizar-se nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Sagres, será um espaço de promoção do diálogo entre investigadores do ABC-RI, estudantes da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, da Universidade do Algarve, profissionais de saúde do CHUA e instituições de saúde associadas, e parceiros de diversas entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional.

Os trabalhos incidirão sobre cinco eixos temáticos: desafios cardiovasculares; desafios neurológicos; desafios músculo-esqueléticos; desafios oncológicos; desafios societais; contando o evento ainda com uma sessão dedicada às oportunidades associadas ao envelhecimento.

Para participar neste espaço de diálogo e partilha submeta o seu resumo, através do formulário digital disponível aqui, até ao dia 31 de julho. 

LER MAIS
ABC Days realizam-se em outubro - Save the date

6 Jun, 22

Realiza-se nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Sagres, o ABC Days – V Encontro Anual do Algarve Biomedical Center, este ano subordinado ao tema “Aging Challenges”.

À semelhança de anos anteriores o evento tem como principais objetivos a promoção do diálogo entre investigadores do ABC-RI (Algarve Biomedical Center Research Institute), estudantes da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas e Universidade do Algarve, profissionais de saúde do CHUA e instituições de saúde associadas, e parceiros de diversas entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional.

Com um conjunto de temáticas associadas aos desafios do envelhecimento, o evento científico contará com cinco painéis de discussão, por cada uma das áreas abordadas: desafios cardiovasculares; desafios neurológicos; desafios músculo-esqueléticos; desafios oncológicos; desafios societais; bem como uma sessão dedicada às oportunidades associadas ao envelhecimento.

É com enorme prazer que o convidamos a marcar presença neste evento e conhecer, no terreno, o trabalho do Algarve Biomedical Center. 

LER MAIS
ABC cria 'Bolsa de Excelência Lídia Jorge'

23 May, 22

O Algarve Biomedical Center - Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) vai apoiar, ao longo do próximo ano, o Doutoramento em Investigação Clínica e Medicina Translacional, da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, da Universidade do Algarve, através da Bolsa de Excelência Lídia Jorge, uma iniciativa que visa oferecer ao estudante com melhor desempenho académico no âmbito deste curso a possibilidade de ter o primeiro ano da propina completamente financiado.

Esta bolsa traduz-se num incentivo e reconhecimento ao mérito dos melhores estudantes, contribuindo, assim, para um percurso de sucesso, marcado pela proximidade do ecossistema académico e científico, apoiado pelo Algarve Biomedical Center na região.

Para além deste apoio, os estudantes têm ainda hipótese de poder candidatar-se à bolsa “João Larguito”, direcionada para projetos em investigação clínica e à bolsa “Mariano Gago”, dedicada a projetos de investigação translacional. Estas duas bolsas totalizam, no seu conjunto um apoio de 200 mil euros à investigação.

Recorde-se que uma das principais missões do ABC é a de criar, transmitir e difundir uma cultura de investigação e desenvolvimento, contribuindo para formar profissionais altamente qualificados e diferenciados.

Candidaturas ao Programa Doutoral Investigação Clínica e Medicina Translacional em: https://fmcb.ualg.pt/curso/192...

LER MAIS
I Jornadas sobre Patologia Músculo-Esquelética em Medicina Geral e Familiar

29 Apr, 22

O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve - ABC está a colaborar na organização das I Jornadas sobre Patologia Músculo-Esquelética em MGF no Algarve.

Este evento irá decorrer nos dias 11 e 12 de novembro de 2022, no Dom Pedro Vilamoura Hotel Resort & Golf.

Website  |  Formulário de inscrição

LER MAIS