CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
Investigadores do ABC recebem financiamento para desenvolvimento de projetos científicos
2 Aug, 22

Os projetos científicos de três investigadoras do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), Sara Carvalhal, Rui Silva e Mónica Fernandes, foram recentemente selecionados para financiamento no Concurso de Projetos I&D de 2022 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O projeto liderado por Sara Carvalhal, visa explorar as funções biológicas do gene BUB1 no neurodesenvolvimento, e contribuir assim, para uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento do cérebro e o tamanho do mesmo. Já o projeto liderado por Mónica Fernandes foca-se no estudo do papel do gene CITED2 na biologia das células estaminais de glioblastoma, que é um tumor cerebral extremamente letal, para o qual as opções terapêuticas são muito limitadas, e como tal, o projeto proposto poderá contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Trata-se de dois projetos de caráter exploratório, cada um com um financiamento máximo de 50 mil euros.

Rui Silva, por sua vez, propõe combinar abordagens genéticas clássicas com tecnologias avançadas de imagiologia in vivo para identificar novos reguladores de topologia dos cromossomas durante a mitose e respetivos mecanismos moleculares. Este projeto oferece o potencial de identificar novos alvos terapêuticos para o tratamento do cancro, pois inibição de enzimas que promovem alterações da topologia dos cromossomas durante a mitose é amplamente utilizada como tratamento para o cancro.

O ABC congratula também o investigador Pedro Castelo-Branco, do ABC-RI, e a líder do projeto Graça Maria Leitão Ferreira-Dias, da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, pela atribuição de financiamento no âmbito do mesmo concurso para o desenvolvimento de um projeto científico que visa explorar e avaliar o impacto das modificações epigenéticas no endométrio da égua.  Consiste num projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, cujo financiamento máximo do projeto é de 250 mil euros.

Muitos parabéns e sucesso aos nossos investigadores pelo trabalho desenvolvido na área da saúde. 

Partilhar: