CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
mantenha-se sempre a par da atualidade
1 ano do Programa "Heróis dos Testes"
12 Apr, 21

Fez hoje um ano que foi lançado o programa “Heróis dos Testes”, o qual resultou de uma parceria entre a o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Academia.

Durante um ano de testagem preventiva de diagnóstico à COVID-19 em lares de idosos, foram realizados cerca de 306 mil testes em lares de todo o país, o que permitiu evitar 880 surtos nessas unidades.

De forma a proteger os idosos e a evitar surtos nos lares, o protocolo de realização de testes de diagnóstico à COVID-19 foi reforçado para garantir a testagem preventiva nas estruturas residenciais para idosos, até ao final de junho.

Além do protocolo assinado no âmbito dos “Heróis dos Testes”, foi também formalizada, através de um protocolo entre os centros de investigação, uma rede de laboratórios científicos para situações de emergência e riscos de saúde pública, a qual é coordenada pelo Algarve Biomedical Center (ABC).

Essa cooperação já existe desde o início da pandemia da covid-19, mas de forma informal, explicou Nuno Marques, presidente do ABC e coordenador da rede.


“O acordo que foi hoje assinado aqui é que esta rede vai continuar unida, para esta pandemia e também para outras situações, quer no âmbito da saúde pública, quer do interesse nacional, de forma a que assim que haja qualquer desenvolvimento e necessidade, seja posto em prática”, explicou Nuno Marques.


Saiba mais aqui.

Partilhar: