CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
mantenha-se sempre a par da atualidade
NOTÍCIAS
Balanço da pandemia COVID-19 no país e no Algarve em particular

20 Jun, 20

O Diário de Notícias entrevistou o Dr. Nuno Marques, presidente do ABC-Algarve Biomedical Center, o qual tem estado na linha da frente no combate à pandemia COVID-19. 

Ao DN, fala dessa luta dos últimos três meses, e do futuro, em que o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem frequente das mãos serão obrigatórios, "pelo menos durante os próximos dois, três anos".

É um novo modo de vida que "temos de adotar". E nunca baixar a guarda, porque "um novo surto pode ocorrer em qualquer altura".

Saiba mais em:

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/20-jun-2020/a-probabilidade-de-uma-segunda-vaga-no-proximo-inverno-e-muito-alta-12322650.html?fbclid=IwAR3YKO2gdkIsDqzniVxZDjHu3iNxvvuS2sJZFJLU_hEwzhIZewQ9-5P6dpA

LER MAIS
ABC distribui máscaras reutilizáveis pela comunidade

15 Jun, 20

O ABC-Algarve Biomedical Center em conjunto com as Autarquias locais está a distribuir máscaras reutilizáveis pelas pessoas com maiores dificuldades.

A máscara comunitária é um modelo ABC e está certificada pelo CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, instituição de referência nacional e europeia para a promoção da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário.

Juntos na luta contra a pandemia COVID-19!

LER MAIS
Cancer Core Europe (CCE) Summer School in Translational Cancer Research

5 Jun, 20

Temos o prazer de anunciar que o "Cancer Core Europe (CCE) Summer School in Translational Cancer Research" terá lugar no Algarve, em Albufeira, de 12 a 16 de outubro de 2020.

É uma excelente oportunidade para os participantes (estudantes de doutoramento, doutorados e clínicos) interagirem com palestrantes de renome, criarem contactos e iniciarem colaborações na Europa e no mundo.

 Os principais tópicos deste ano serão:

• Assinaturas do cancro; • Medicina personalizada; • Desenvolvimento de terapias

• Imunooncologia e Imunoterapia; • Cancro hereditário; • Prevenção do cancro

• Política científica, envolvimento do paciente e do público

As inscrições decorrem até 15 de junho, inscreve-te já em:https://www.cancercoreeurope.eu/summer-school

LER MAIS
Taxa de testes à COVID-19 em Portugal é mais do que o dobro em comparação com outros países

29 May, 20

Portugal é um dos países mais pobres da zona euro e possui o menor número de camas nos serviços de cuidados intensivos, mas mesmo assim tem sido um exemplo a nível mundial na luta contra o novo coronavírus.

O resultado é fruto de um esforço conjunto, de muito trabalho e organização, quer por parte do setor privado e universitário como de um governo que se uniu num momento de pandemia como o atual.

É de salientar também o papel crucial que os portugueses têm tido não só por respeitarem as medidas e recomendações implementadas pelo governo, mas também pelas iniciativas que tiveram, nomeadamente, angariação de fundos para suporte aos hospitais e cidadãos mais carenciados, produção de equipamentos de proteção individual (EPI's) para os profissionais de saúde e fabrico de desinfetantes.

Saiba mais em:    

https://www.telegraph.co.uk/global-health/science-and-disease/portugals-covid-19-test-rate-double-almost-every-nation/?fbclid=IwAR0PTvPexdnUUokEC8eQwBISkNNsBaURMjLKPm3dMDt8ZqCxgUUxXDvhhvc

LER MAIS
Qlinic-Plataforma para esclarecimento sobre questões de saúde

18 May, 20

Questões sobre saúde?

A Qlinic responde!

Qlinic consiste num projeto desenvolvido por alunos de Medicina da Universidade do Algarve UAlg com o apoio do ABC-Algarve Biomedical Center, com o intuito de responder gratuitamente às questões de saúde dos portugueses.

Tem ao seu dispor uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, de espírito solidário e humanista pronta para o ajudar a qualquer momento!


Faça a sua questão em: https://qlinic.pt/ 

LER MAIS
O Algarve Biomedical Center (ABC) já fez 14 mil testes em lares e creches na região do Algarve e do Alentejo.

15 May, 20

Algarve Biomedical Center (ABC) já fez 14 mil testes a funcionários e utentes de lares e creches na região do Algarve e do Alentejo.

De entre as 105 instituições para idosos testadas no Algarve (utentes e funcionários), «apenas tivemos um caso de um lar positivo, o da Misericórdia de Boliqueime, mas que atempadamente se identificou, o que permitiu o seu isolamento adequado», afirmou Nuno Marques, presidente do ABC.

No Alentejo, já foram efetuados 1451 testes, em 17 instituições dedicadas aos idosos. E o trabalho continua diariamente.

No que diz respeito às creches, setor onde há «um número muito maior de instituições», parte das quais irá já abrir na próxima segunda-feira, dia 18, o presidente do ABC sublinhou que foi preciso fazer «um planeamento enorme, para conseguirmos, no espaço de semana e meia, dar resposta a tudo», novamente no Algarve, Baixo Alentejo e seu Litoral.

Ao todo, serão rastreados todos os funcionários de 129 creches do Algarve, de modo a «reduzir ao máximo o risco de contágio», quando estas abrirem.

Ao contrário do que aconteceu com as instituições para idosos, em que a equipa do ABC é que se deslocava a cada um deles, no caso dos testes aos funcionários das creches que vão abrir no dia 18, são eles que vão aos centros drive-thru instalados junto ao Estádio Algarve e no Portimão Arena, o que nos permite aumentar a capacidade de resposta.

A ministra Ana Mendes Godinho elogiou o «trabalho extraordinário do ABC», salientando que o seu pioneirismo nos rastreios em lares acabou por ser uma boa prática que já está a ser replicada em todo o país.

 Saiba mais em:

https://www.sulinformacao.pt/2020/05/abc-ja-fez-14-mil-testes-em-lares-e-creches-no-algarve-e-no-alentejo/?fbclid=IwAR3qnlDCEisk32AzkKYOhBvdFuNcP_QJWAEghO4dfdhNRcp6-3WykwLGAc8

LER MAIS
Projeto CombiCOV-Rastreio serológico em profissionais de risco

8 May, 20

O Projeto CombiCOV, primeiro estudo serológico realizado pelo Algarve Biomedical Center e a Fundação Champalimaud no concelho de Loulé, confirma que o contacto com o vírus é muito superior ao número de casos detetados pelos testes de diagnóstico.

Neste projeto, os investigadores optaram por combinar o rastreio serológico (técnica ELISA e kits de deteção rápida de anticorpos IgM e IgG anti-SARS-CoV-2) com testes de diagnóstico viral (qRT-PCR), para obter um máximo de informação, num curto espaço de tempo.

Dos 1235 profissionais de risco testados, apenas 0,2% sabiam que tinham sido infetados com o novo coronavírus, no entanto, 2,8% desta população teve contacto com o vírus e desenvolveu anticorpos nos últimos meses, o que corresponde a uma taxa de infeção 14 vezes superior ao detetado por testes de diagnóstico usados isoladamente.

Para além disso, a quantificação de anticorpos que cada indivíduo tem, apresenta um custo muito inferior comparativamente aos testes laboratoriais de diagnóstico, o que faz com que os testes serológicos constituam uma estratégia eficiente para a prevenção da COVID-19 e retoma das atividades do país.

De acordo com a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, «sendo um projeto piloto, é um caminho muito interessante. Porque nos permite fazer uma primeira triagem, por uma via economicamente mais eficiente. É um caminho que usa recursos que estão mais disponíveis, são usados vulgarmente, e apenas em situações mais concretas é que recorre aos testes de diagnóstico. À partida, isto faz-nos sentido».

LER MAIS
Obrigada a todos pelo vosso contributo!

4 May, 20

O ABC-Algarve Biomedical Center vem por este meio agradecer a todos aqueles que têm contribuído quer com donativos monetários como com material essencial para esta luta diária contra a COVID-19.

A vossa contribuição tem sido fundamental para reforçar os hospitais e unidades de saúde do Algarve com material necessário para o tratamento de pacientes com COVID-19 e equipamentos de proteção individual. Para além disso, também queremos agradecer o apoio que temos recebido por parte de vários restaurantes e mercearias locais.

É este espírito de entreajuda que marca a diferença em situações como a que estamos atualmente a viver!

Câmara Municipal de Loulé; Macdonalds; Maxi Pizza 

Derio Chan (Macau); Makers de Faro; APT3D

Francisco Saraiva; Ernesto São Simão Lda

João Pedro Santos; Snack-Bar Montebranco,

Mercearia do Bairro; Movimento “Helping Algarve”

Farmácia da Penha; ELSA PIRES - Luxury Collection

Sindicato Democrático dos Professores do Sul

Boehringer Ingelheim; MARK 6;P ortugal COnVIDa Todos

Invitrocell; Sergio Roque - Drogaria S. Luis; FIAAL - Ford Store;

PPtex Indústria Textil, Lda no âmbito do projeto Help to Protect Others

Cimpor; Soarauto - J. Soares & Rodrigues Lda

Laksya Wellness Group; Lundin Mining

Centro Ortopédico do Sul; Pontautos-Volvo

NBG Sistem; Kikadesign; Alliance Francaise de Faro


MUITO OBRIGADA A TODOS!:)

Estamos todos muito gratos pelo vosso apoio, e por cá, continuaremos a dar o nosso melhor para que nada falte aos nossos hospitais e pacientes! 

LER MAIS
Kits de Colheita de amostras para testes à covid-19

28 Apr, 20

Aqui está o produto final!!

Os primeiros Kits de colheita de amostras para a deteção laboratorial do novo coronavírus, SARS-CoV-2, já foram entregues e muitos mais serão nos próximos dias!

A produção destes Kits, resulta de uma parceria entre as instituições ABC-Algarve Biomedical Center e Instituto Superior Técnico, e as empresas Hidrofer e Logoplaste, e tem o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Orgulho no que é nosso!

LER MAIS
Realização de 1235 testes serológicos no concelho de Loulé

25 Apr, 20

No âmbito da pandemia de COVID-19, a Fundação Champalimaud e o ABC-Algarve Biomedical Center vão realizar 1235 testes serológicos a profissionais de saúde e de risco, no concelho de Loulé.

Este estudo pretende avaliar o grau de imunidade da população testada, ou seja, se um indivíduo tem ou não anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no sangue, e assim auxiliar na implementação de medidas futuras na fase de recuperação da pandemia e retoma da atividade económica.

O Algarve Biomedical Center ficará encarregue da recolha de amostras sanguíneas, logística de transporte e possíveis testes virais por PCR em tempo real (qRT-PCR), enquanto a Fundação Champalimaud irá realizar os testes serológicos por imunoensaio enzimático (ELISA) ou por  testes serológicos rápidos (POCT). 

Saiba mais em:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1465214/fundacao-champalimaud-realiza-1235-testes-serologicos-em-loule?fbclid=IwAR2TK4DwePPV9CburPyS17x41QFEB8E3Ro9ip-qJSmJsR6ebtL7N528jUjo

LER MAIS
Assinado protocolo para produção industrial de Kits para testes à covid-19

24 Apr, 20

Foi assinado a 23 de abril, o protocolo entre o ABC-Algarve Biomedical Center, Instituto Superior Técnico, Hidrofer e Logoplaste, que assegura a produção de kits de colheita de amostras para a deteção laboratorial do novo coronavírus, SARS-CoV-2.

Este projeto visa cobrir as necessidades atuais de zaragatoas a nível nacional e ainda prevê poder exportar para outros países.

A assinatura do protocolo teve lugar no Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Instituto Superior Técnico, onde marcaram presença cada um dos membros das entidades envolvidas, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Um produto 100% português que resulta da união do estado, centros académicos e empresas para fazer face à pandemia atual.

Um verdadeiro exemplo de que a união faz a força e que juntos venceremos a Covid-19!

 

LER MAIS
Campanha solidária AMA- Apoia, Mobiliza e Atua!

17 Apr, 20

AMA o ABC-Algarve Biomedical Center!

A Herdade da Malhadinha Nova e a Garrafeira Soares, duas empresas do mesmo grupo, criaram uma campanha de angariação de fundos para ajudar três instituições, na prevenção e combate à Covid-19, a campanha AMA – Apoia, Mobiliza e Atua. Este apoio será feito de três formas: criação das três páginas de fundraising, uma para cada uma das instituições; doação de 25 mil euros por parte das duas empresas; doação de packs patrocinados pela Herdade da Malhadinha Nova e Garrafeira Soares, através da página de fundraising, nos valores de €250, €500 e €1000.

O ABC-Algarve Biomedical Center é uma das instituições inseridas nesta campanha. Como tal, participe nesta recolha monetária para ajudar nas diversas ações que o ABC-Algarve Medical Center tem em curso, para combater a atual pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Saiba como em: https://grandesescolhas.com/ama-campanha-solidaria-da-malhadinha-apela-aos-consumidores/?fbclid=IwAR1-7kgXzBDSZjO2szm5ONzO3N_ej663pRqAe7CzhhNFZDmKW8VQJoqPLjY

LER MAIS
COVID-19: Algarve Biomedical Center já testou 20 instituições de 10 concelhos da região

13 Apr, 20

O ABC-Algarve Biomedical Center já testou 20 instituições de 10 concelhos do Algarve, perfazendo um total de 1600 pessoas testadas.

Até ao momento, apenas foram detetados casos confirmados de COVID-19 em 3 instituições, dois lares de idosos, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime e no lar de Vila Real de Santo António e, em uma IPSS, a Casa do Povo de Alferce.

A partir desta semana, o ABC vai recorrer ao chamado pooling de amostras, ou seja, pela primeira vez em Portugal e à semelhança do que é feito na Alemanha, de cada instituição serão selecionadas várias amostras para análise e, apenas se forem detetados casos positivos, as análises serão feitas de forma individualizada.

Saiba mais em:

https://www.sulinformacao.pt/2020/04/25-dos-lares-algarvios-ja-foram-testados-a-covid-19/?fbclid=IwAR0bE3gVe54BHBPN9wuL3frFyrQ9rhz8IdyL_wrFWy0LOa-dC1wZL3wPXtE

LER MAIS
Produção industrial de zaragatoas para testes à COVID-19

9 Apr, 20

Na sequência de um projeto concebido pelo Algarve Biomedical Center e a start-up do Algarve MARK6 protoryping, a empresa Hidrofer, de Vila Nova de Famalicão, irá produzir zaragatoas para os testes à COVID-19.

É esperada uma produção diária de cerca de 50 mil zaragatoas, o que permite reforçar fortemente a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS) face à pandemia atual.

A partir da investigação do ABC, a Mark 6 Prototyping, startup ligada à Universidade do Algarve, ainda produziu cerca de 700 zaragatoas, no entanto, a “falta de capacidade industrial”, sublinhou Manuel Heitor, originou a parceria com a Hidrofer, empresa que permitirá a produção massificada das zaragatoas.

As zaragatoas resultam assim de uma parceria entre o Centro Académico Clínico Algarve Biomedical Center, a start-up Mark 6 Prototyping, o Instituto Superior Técnico, de Lisboa, e a empresa Hidrofer.


Leia a notícia na íntegra em:

https://www.publico.pt/2020/04/08/sociedade/noticia/empresa-famalicao-cobre-necessidades-sns-produzindo-12-mil-zaragatoas-hora-1911603?fbclid=IwAR0yqjoBJVFp2SLrcHGacuuCokha1ACo8q3yw4fl2bxx4OuZS1nW5_fclw0

LER MAIS
Equipamento de Raio-X portátil entregue ao CHUA

7 Apr, 20

Boas notícias!!!

Foi entregue hoje ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) um equipamento de Raio-X portátil que foi adquirido pelo ABC-Algarve Biomedical Center, através de um donativo doado para esse efeito por um grupo de mecenas designado "Helping Algarve".

De acordo com o porta voz do movimento "Helping Algarve", Duncan Irvine, “Coletivamente, podemos contribuir para parar este flagelo doando dinheiro ao nosso sistema hospitalar local e ajudando os profissionais de saúde que estão na linha da frente. Foi o que fizemos: unimo-nos por uma causa que, tendo surgido pela iniciativa da comunidade estrangeira aqui residente, irá beneficiar toda a população”.

Mais uma excelente iniciativa que visa a proteção dos profissionais de saúde e a prestação de cuidados de saúde adequados por parte dos mesmos.

LER MAIS