CENTRO ACADÉMICO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO BIOMÉDICA DO ALGARVE
Mantenha-se sempre a par da atualidade
NOTÍCIAS
Cancro colorretal – o importante é rastrear!

26 Jul, 21

Rastreio do CCR oferece não apenas a possibilidade de deteção desta neoplasia, como também, e com maior importância, a prevenção da ocorrência de CCR.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
Profissionais do ABC recebem Voto de Louvor Público e Reconhecimento

22 Jul, 21

O Conselho Municipal de Educação de Loulé em reunião decorrida no dia 7 de julho pelas 09h30, gratula e reconhece o profissionalismo, apoio e trabalho absolutamente fundamental a todos/as os/as profissionais  do  “ABC  Algarve Biomedical Center” na prevenção dos impactos da pandemia por COVID19, pelo que vem prestar o seu voto de louvor público e reconhecimento a todos/as os/as profissionais do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve “ABC - Algarve Biomedical Center”, na pessoa do seu Presidente, Dr. Nuno Marques.


/files/download/documents/Voto Louvor - CME.pdf

LER MAIS
Criação Oficial da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA

14 Jul, 21

Já se encontra oficialmente criada a Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA, que integra os 4 Centros de Referência Nacionais, Porto4Ageing, Ageing@Coimbra, Lisbon AHA e Algarve Active Ageing.

 
A RePEnSA entregou à Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho, um documento elaborado pela Rede com os Contributos para o Plano Nacional do Envelhecimento Ativo e Saudável.
 
Este trabalho conjunto visa capacitar a população para o envelhecimento, promover a autonomia dos idosos e melhorar a sua qualidade de vida.
 
O Algarve Active Ageing agradece a todos os parceiros regionais, com quem continuaremos a trabalhar no enorme desafio das alterações demográficas da próxima década (2021-2030).

LER MAIS
5º Aniversário da Revista LIFESAVING

13 Jul, 21

A 5 de Agosto próximo, a LIFESAVING comemora o 5º aniversário.

 
O lançamento da Edição nº 21 da Revista revelará uma mudança estratégica na vertente Editorial do Projeto, designadamente:
 
- a individualização da publicação científica : LIFESAVING SCIENTIFIC, com novo ISSN, como continuação da anterior SEPARATA CIENTÍFICA (estreada na 12ª Edição da Revista, de Maio de 2019), e com intenção de vir a ser indexada a curto prazo, podendo vir a ocupar um lugar de referência no seu âmbito de publicação, aumentando o prestígio e captando cada vez mais artigos e massa crítica para o Projeto.

- a otimização da publicação LIFESAVING  (com todas as habituais Rubricas de divulgação, e que não preenchem os critérios científicos de indexação); - com a mudança do subtítulo para "Revista de Emergência Médica" em vez de "Revista das VMER de Faro e Albufeira", mais condizente com o alcance que a publicação conseguiu a nível nacional nos últimos anos.

Esta estratégia beneficiará ambas as publicações, bem como o Projeto LIFESAVING em todas as vertentes. Ambas as revistas (científica e de divulgação) poderão evoluir distintamente, conquistando cada uma o seu lugar, e correspondendo às expetativas dos respetivos públicos-alvo.

 
 "Toda a evolução ocorrida não seria possível sem o imprescindível apoio dos nossos Parceiros, que muito nos honra. Em nome de toda a Equipa Editorial, agradeço toda a confiança, empenho e dedicação do Algarve Biomedical Center ao Projeto LIFESAVING.", Bruno Santos, Editor-Chefe da Revista LifeSaving.

LER MAIS
ABC é "referência" e ajudou Algarve a ter mais vagas em Medicina

9 Jul, 21

Na cerimónia de assinatura do contrato-programa para o aumento de vagas do curso de Medicina da Universidade do Algarve, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou o papel que o ABC teve durante o combate à pandemia de COVID-19, desde montar um "Drive-thru", às operações de testes e aos projetos criados e desenvolvidos, foi o ABC que coordenou toda a operação de testes a nível nacional para os lares e por isso há um conjunto de atividades que hoje mostram que o ensino da medicina e a atividade biomédica no Algarve não só se recomenda, como se transformou numa referência a nível europeu.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
Plataforma SupERa

7 Jul, 21

A Plataforma SupERa foi desenvolvida com o objetivo de prestar Suporte contínuo às Estruturas Residenciais para idosos e lares residenciais na prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos residentes.

O processo de adesão e utilização da SupERa é gratuito.

Saiba tudo sobre esta nova plataforma e como solicitar o registo das instituições em www.supera.pt

LER MAIS
Cerimónia de Formalização da Criação da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo - RePEnSA

6 Jul, 21

Dia 12 de julho pelas 14h30 será realizada a Cerimónia de Formalização da Criação da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo - RePEnSA e a Apresentação dos Contributos para o Plano de Ação 2021-2030. Esta Rede Portuguesa é constituída pelos 4 Centros de Referência Nacionais, Porto4Ageing, Ageing@Coimbra, Lisbon-AHA e o Algarve Active Ageing. Esta Cerimónia contará com a presença dos Reitores das Universidades do Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Algarve e estará presente a Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Dr.ª Ana Mendes Godinho. Este é um grande passo em prol de um envelhecimento ativo e saudável em Portugal.

A cerimónia pode ser assistida em direto através do seguinte link.

LER MAIS
Albufeira | Testes positivos à Covid-19 realizados no Centro de Testagem a Cidadãos Não Residentes e Estrangeiros

28 Jun, 21

Testes positivos à Covid-19 realizados no Centro de Testagem de Albufeira a cidadãos não residentes e estrangeiros alojados fora do concelho não são contabilizados em Albufeira.

O Município de Albufeira esclarece alguns pontos sobre a forma de contagem dos testes positivos relativamente a cidadãos estrangeiros ou não residentes.


Saiba mais aqui.

LER MAIS
Fecho das escolas é justificado mediante o número de casos ativos

28 Jun, 21

Nuno Marques, Presidente do ABC, considerou que o fecho das escolas do 1º e 2º ciclos dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel se justifica pelo «número de casos ativos».
Relembra que é importante que as pessoas entendam, que é possível ter uma vida social sem descurar os cuidados necessários para manter a pandemia controlada.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
COVID-19: A VARIANTE DELTA

21 Jun, 21

Convidado na RTP Antena Aberta, o Dr. Nuno Marques, Presidente do ABC, comenta sobre as diferentes variantes da COVID-19, a importância do distanciamento físico e outros aspetos essenciais no combate à pandemia.

Saiba mais aqui.

LER MAIS
​"A pandemia fez ver que é fundamental estar próximo das pessoas"

20 May, 21

Entrevista do Diário de Notícias ao Dr. Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center e Coordenador da Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência e Riscos de Saúde Pública.

No início da pandemia existia uma grande necessidade de realização de testes à COVID-19, e dada a escassez de Kits no mercado, os gabinetes dos ministros do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, tiveram a visão estratégica de colocar os centros de investigação nacionais em contacto uns com os outros, permitindo assim a organização de uma rede nacional de laboratórios da academia que foram e são um exemplo de sucesso na Europa e no Mundo.

Para além de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da COVID-19, atualmente, o ABC está envolvido em vários projetos científicos, nomeadamente,  na Rede Europeia de Envelhecimento Ativo, a criação do Centro de Investigação de Entomologia Médica, de uma Seroteca, de um Banco Público de Células do Cordão Umbilical, o BioBanco e um Centro de Treino de Cirurgia.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

LER MAIS
DIA DA EUROPA NO ALGARVE

5 May, 21

A celebração do Dia da Europa, assinalado a 9 de maio, vai ser antecipada para dia 7 de maio sob a forma de um Diálogo com os Cidadãos intitulado "O que a Europa faz pela saúde dos Europeus".

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, da Universidade do Algarve (UAlg), do ABC-Algarve Biomedical Center e do Centro de Informação Europeia Europe Direct Algarve.

O evento está agendado para dia 7 de maio às 16h30 e decorrerá num formato misto, com uma mesa presencial no Centro de Simulação Clínica, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg, em Faro, e contará com diversas participações via streaming, sendo transmitido em direto nos canais de Youtube e Facebook da UAlg, no Facebook da CCDR Algarve e Europe Direct Algarve.

Pretende-se abrir um espaço de reflexão sobre o futuro próximo, no que respeita aos investimentos promovidos por vários parceiros da Região e da política de saúde da União Europeia e esclarecer e divulgar as respostas, tanto na crise pandémica quanto na pós-pandemia, alinhando o evento, em simultâneo, com os objetivos da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Serão abordadas as respostas da União Europeia na área da Saúde e o Novo Programa “UE pela Saúde”, o plano de ação do Algarve Biomedical Center (parceria da UAlg e do CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e as respostas no Algarve e na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA) à pandemia COVID-19.

Mais informações sobre o evento aqui.

LER MAIS
Homenagem à Professora Maria de Sousa

14 Apr, 21

Merecida homenagem à médica e investigadora Maria de Sousa, que faleceu há 1 ano, vítima de COVID-19.

A imunologista Maria de Sousa, desenvolveu a sua carreira científica na Universidade do Porto, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), tendo passado na sua carreira académica por Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América, onde dirigiu o Laboratório de Ecologia Celular do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque. No seu regresso ao Porto, como Professora do ICBAS, foi responsável pela criação do Mestrado em Imunologia.

Maria de Sousa, foi uma das primeiras mulheres portuguesas a serem reconhecidas internacionalmente pelas suas descobertas científicas e pela sua notável contribuição sobre o sistema imunitário.

Ao longo da sua carreira, recebeu inúmeros prémio e distinções a nível nacional e internacional, tais como, o Prémio “Estímulo à Excelência”, atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra (2011), o Prémio Universidade de Lisboa, em 2017 e o Prémio Mina Bissel, em 2018.

"As I may die and you must live. In your living the hope of my lasting" - Maria de Sousa (1939-2020)


Ilustração: Helena Pinheiro

(Foto: Universidade do Porto)

LER MAIS
VI Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado

12 Apr, 21

Decorreu nos dias 9 e 10 de abril, em Faro, a prática do VI Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER), uma formação que resultou de uma parceria com o Algarve Biomedical Center (ABC), a UALG e o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do CHUA.

Saiba mais sobre o programa do Mestrado em Ecografia Músculo-Esquelética e Intervencionismo Ecoguiado (ECOMASTER) aqui.

#masteriberico #ecografia #intervencionismoecoguiado

LER MAIS
1 ano do Programa "Heróis dos Testes"

12 Apr, 21

Fez hoje um ano que foi lançado o programa “Heróis dos Testes”, o qual resultou de uma parceria entre a o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Academia.

Durante um ano de testagem preventiva de diagnóstico à COVID-19 em lares de idosos, foram realizados cerca de 306 mil testes em lares de todo o país, o que permitiu evitar 880 surtos nessas unidades.

De forma a proteger os idosos e a evitar surtos nos lares, o protocolo de realização de testes de diagnóstico à COVID-19 foi reforçado para garantir a testagem preventiva nas estruturas residenciais para idosos, até ao final de junho.

Além do protocolo assinado no âmbito dos “Heróis dos Testes”, foi também formalizada, através de um protocolo entre os centros de investigação, uma rede de laboratórios científicos para situações de emergência e riscos de saúde pública, a qual é coordenada pelo Algarve Biomedical Center (ABC).

Essa cooperação já existe desde o início da pandemia da covid-19, mas de forma informal, explicou Nuno Marques, presidente do ABC e coordenador da rede.


“O acordo que foi hoje assinado aqui é que esta rede vai continuar unida, para esta pandemia e também para outras situações, quer no âmbito da saúde pública, quer do interesse nacional, de forma a que assim que haja qualquer desenvolvimento e necessidade, seja posto em prática”, explicou Nuno Marques.


Saiba mais aqui.

LER MAIS