16 Jun, 23
A 1.ª edição das Jornadas de Medicina Desportiva do Algarve está agendada para os dias 30 de junho e 1 de julho, no Hotel Dom Pedro em Vilamoura.
Irão ser abordados diversos temas desde o jovem atleta, a alta competição, o desporto feminino, entre outros, através de "perspetivas interdisciplinares e multiprofissionais, como workshops práticos e dinâmicos", contando assim com "uma comissão científica de excelência, de norte a sul do país."
Esta será uma oportunidade de atualização sobre "as últimas evidências em Medicina Desportiva, numa região que pretende reunir nomes nacionais de relevo nesta área e onde a atividade física e o desporto têm um papel fundamental."
10 May, 23
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, estiveram presentes na cerimónia de inauguração do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA), em loulé.
A nova estrutura destina-se a «formar e capacitar todas as pessoas que lidam de alguma forma com o envelhecimento e, portanto, a desenvolver aqui técnicas de resposta, de estímulo, ao envelhecimento ativo nas suas várias dimensões», disse Ana Mendes Godinho.
A formação será também dada aos trabalhadores das entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos, aos cuidadores informais de idosos e às entidades que promovam a criação e o desenvolvimento de projetos nestas áreas.
Poderá ainda afirmar-se «como um parceiro determinante na formação das políticas públicas dedicadas ao envelhecimento», disse também.
O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo é um centro protocolar, que tem como outorgantes o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, o Instituto da Segurança Social e instituições que integram a Rede Portuguesa de Envelhecimento Ativo e Saudável, nomeadamente a Universidade da Beira Interior e a Associação de Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve.
A Ministra afirmou que a nova estrutura «poderá ser um instrumento não só de capacitação e formação das pessoas, mas também um parceiro determinante na formação das políticas públicas dedicadas ao envelhecimento».
O CCEA começará a funcionar no edifício do IEFP em Loulé, mas na cerimónia foi também assinado um protocolo, entre a Câmara Municipal e aquele Instituto, para a cedência do terreno onde serão construídas novas instalações. O financiamento do CCEA insere-se no PRR.
«A pandemia mostrou que é mesmo preciso investirmos no ponto de vista das qualificações, daquilo que faz a diferença, na valorização dos trabalhadores, na capacitação das pessoas alinhadas com aqueles que são os desafios e as competências do futuro», sublinhou a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
8 May, 23
Ana Macedo, investigadora do Algarve Biomedical Center e docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg, acaba de ver financiado o projeto How to promote equity in health for LGBTQIA+ people? - Finding the gaps and training primary care health professionals, um projeto financiado pela Comissão Europeia que visa apoiar e dar reconhecimento a iniciativas de ciência cidadã na Europa.
Com um financiamento de 20.000€. atribuído aos kickstarting projects, no âmbito do tópico "Cities for life" este projeto tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do estado de saúde e equidade das pessoas pertencentes a minorias sexuais e/ou de género (LGBTQIA+).
O projeto avalia os conhecimentos, práticas e perceção de discriminação por parte dos profissionais de saúde que trabalham nos cuidados de saúde primários na região do Algarve, relativamente às disparidades na saúde das pessoas LGBTQIA+.
Numa sua segunda fase, o projeto inclui ações de formação e sensibilização.
A discriminação contra pessoas pertencentes a minorias sexuais e de género está presente em vários fatores da sociedade, e embora a inclusão faça parte das políticas nacionais e europeias, estamos longe de alcançar uma verdadeira igualdade e inclusão.
A saúde é um dos domínios mais críticos, uma vez que os grupos minoritários têm um pior estado de saúde do que a população em geral. A razão é intersectorial, e vários fatores contribuem para este resultado. As pessoas LGBTQIA+ assumem que os profissionais não sabem como lidar com os seus problemas, que serão discriminadas e, por isso, evitam o contacto. Por outro lado, os profissionais carecem de conhecimentos específicos, têm dificuldades com a linguagem e comunicação. O resultado é uma maior carga de doenças e uma maior mortalidade.
Agir no sentido de compreender a lacuna e, ao mesmo tempo, sensibilizar e dar competências práticas aos profissionais de saúde para serem agentes de mudança social no que diz respeito à inclusão das pessoas LGBTQIA+, é um desafio que visa promover a saúde num sentido global e combater as desigualdades sociais e económicas, tornando o Algarve, Portugal e a Europa regiões mais resilientes e inclusivas.
17 Mar, 23
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, em parceria com o ABC, vai promover nos dias 05 e 06 de maio de 2023 as I Jornadas das Tecnologias da Saúde, a realizar-se no Auditório Municipal António Chainho em Santiago do Cacém.
O programa científico conta com várias palestras das diferentes áreas de diagnóstico e terapêutica subordinadas aos temas: HPV e Neoplasias Ginecológicas, Tuberculose, Acidente Vascular Cerebral e Esclerose Lateral Amiotrófica.
A última sessão do evento será dedicada ao tema: Carreira dos TSDT e regulação profissional.
O evento tem como finalidade a promoção e a partilha de conhecimentos e experiências entre as diferentes profissões (às quais pertencem os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, tanto a nível Hospitalar como nos Cuidados de Saúde Primários).
O principal objetivo é contribuir para o conhecimento científico e profissional nas várias abordagens multidisciplinares de Prevenção, Diagnóstico e Terapêutica em diferentes patologias, sendo elas HPV e Neoplasias Ginecológicas, Tuberculose, Acidente Vascular Cerebral e Esclerose Lateral Amiotrófica.
22 Feb, 23
Uma equipa de investigação do Algarve Biomedical Center Research Institute, da Universidade do Algarve, acaba de lançar um artigo científico onde demonstra a importância dos padrões de metilação do DNA - mecanismos que regulam a expressão génica - na patologia do cancro da mama.
Note-se que os padrões de metilação do DNA traduzem-se em modificações químicas que ocorrem nas moléculas de DNA das células e que podem afetar a expressão de genes e influenciar o desenvolvimento e a diferenciação celular.
A análise dos padrões de metilação do DNA pode fornecer informações importantes sobre o funcionamento das células e sobre a progressão de doenças.
Neste caso, em particular, e debruçando-se sobre o cancro da mama, a equipa de investigação está focada no estudo da metilação de uma região específica do gene TERT, o gene que codifica a enzima da telomerase, e que é responsável pela capacidade das células cancerígenas se renovarem de forma ilimitada em cerca de 95% dos casos de cancro da mama. Essa região é denominada como região oncológica hipermetilada da TERT (em inglês THOR) e é proposta pelos investigadores como um alvo de diagnóstico e de terapêutica promissor para o cancro da mama.
Sendo o cancro da mama o tumor maligno mais frequentemente diagnosticado, e uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo, este estudo reveste-se de especial importância sobretudo se pensarmos que a deteção precoce da doença aumenta as possibilidades de sobrevivência e qualidade de vida dos pacientes.
Numa área em que a necessidade de novas e mais eficazes opções de diagnóstico e terapêutica é urgente, a descoberta deste biomarcador poderá assumir-se como uma ferramenta adicional para rastreio e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Para a equipa de investigação os resultados parecem promissores uma vez que a análise de metilação da região THOR permitiu diferenciar cancro de tecido normal logo a partir do estádio mais inicial da doença, evidenciando o potencial deste biomarcador para rastreio e deteção precoce da doença.
De acordo com os investigadores, representados por Joana Apolónio, primeira autora do artigo científico, “o estudo da hipermetilação do THOR pode constituir a base para o desenvolvimento de um ensaio não invasivo, e, assim, melhorar a prática clínica”.
Tendo como base esta investigação, e para avaliar o potencial do THOR como biomarcador em cancro da mama, os investigadores analisaram dois grupos independentes de pacientes – compostos por mais de 250 pacientes no total - com carcinoma invasivo da mama, através de amostras de tecido proveniente de mulheres diagnosticadas no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
Os resultados obtidos demonstraram que os pacientes que tinham o THOR hipermetilado apresentavam níveis mais elevados de expressão do gene TERT, sugerindo, assim que a metilação do THOR atua como um mecanismo de regulação positiva da ativação da TERT, permitindo antever uma patologia mais grave ou um pior prognóstico nestes casos.
O artigo, publicado na revista científica Clinical Epigenetics, traz à luz o importante papel que a metilação do DNA pode ter na patologia do cancro da mama, relevando que determinadas marcas epigenéticas podem ter potencial para vir a ser usadas como biomarcadores da doença. Saiba mais sobre esta investigação em: https://clinicalepigeneticsjou...
6 Feb, 23
A revista de emergência médica Lifesaving acaba de lançar a sua 27ª edição, uma edição que se veste de luto e que homenageia João Rosa, Diretor do Serviço de Neonatologia do CHUA e pediatra de referência no Algarve no país.
Esta edição pauta-se também pela estreia de uma nova rubrica, designada “Intoxicações no pré-hospitalar”, em que a Mónica Fonseca e Ernesto Ruivo dão a conhecer o tratamento para a fase aguda dos sintomas provocados por diversos tóxicos, sendo nesta edição abordada a cocaína.
A acompanhar a revista Lifesaving foi também lançada a separata Lifesaving Scientific, nº1, volume 3.
30 Jan, 23
O Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem o prazer de anunciar a IX edição das Jornadas de Reumatologia e Medicina Familiar do Algarve, as quais decorrerão nos dias 27 e 28 de abril de 2023, no Grande Auditório da Universidade do Algarve.
Sobre o evento: estas Jornadas são a ocasião ideal para que se possam discutir os temas mais relevantes das doenças reumáticas para os médicos de família, constituindo-se como um espaço privilegiado de partilha de conhecimentos onde poderão ser colocadas todas as dúvidas referentes às doenças que afetam o aparelho músculo-esquelético.
A par de um programa científico apelativo, com temas como a osteoartrose, a osteoporose, a patologia logo-regional do punho e mão, impacto da Depressão e Obesidade nas doenças reumáticas, haverá também concurso de posters com prémio para o melhor poster, cujo autor será convidado a fazer uma comunicação oral sobre o mesmo no final das Jornadas.
Ficamos a aguardar a sua presença e participação ativa nas Jornadas para torná-las um evento único e inesquecível!
Estas Jornadas são uma organização conjunta do CHUA, ABC e UAlg.
Consulte o programa aqui .
Inscrições: https://docs.google.com/forms/...
Mais informações: https://eventosabcmedicalg.wixsite.com/reumatologia2022
22 Dec, 22
O SNS acaba de informar que terá à disposição dos utentes durante o período de Natal a linha de apoio à doença (808 24 24 24). Os cidadãos são ainda aconselhados a procurar a resposta mais próxima nos cuidados de saúde primários, evitando a deslocação às urgências em casos não urgentes.
Durante o período natalício o SNS terá à disposição dos utentes:
- 221 centros de saúde abertos (no dia 24 de dezembro)
- 180 centros de saúde abertos (no dia 25 dezembro)
23 Nov, 22
O Algarve Biomedical Center colaborará no próximo dia 26 e 27 de novembro com o Banco Alimentar do Algarve numa campanha solidária de recolha de alimentos.
O link para participar na campanha solidária do Banco Alimentar, que decorrerá em todo o Algarve, num total de 160 lojas e 2 armazéns, já se encontra disponível.
Uma hora do seu dia, poderá fazer toda a diferença no dia de milhares de famílias. Marque já na sua agenda e passe a palavra. Todos juntos, alimentaremos esta ideia.
Inscrições: https://registo.bacfalgarve.pt/
22 Nov, 22
O ABC-Algarve Biomedical Center (ABC) em parceria com a Algarviana Team – Associação Cultural e Desportiva, organizou o evento “Mama em Movimento”, uma Marcha/Corrida solidária que contou com 155 participantes, sendo que os fundos angariados reverteram a favor da Associação Oncológica do Algarve (AOA).
Os objetivos do evento foram sensibilizar a população para a prevenção do cancro da mama; estimular a participação ativa da sociedade com uma atividade ao ar livre e angariar fundos a favor da causa de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico e familiares.
No passado dia 21 de novembro foi registada, simbolicamente, a entrega de um cheque do valor de 1 095,40€, pela Dra. Joana Apolónio (ABC) à Presidente da AOA, Dra. Maria de Lurdes Santos Pereira.
Agradecemos a todos os que tornaram possível a concretização desta iniciativa solidária!
17 Nov, 22
Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center e do Observatório Nacional do Envelhecimento, participou na passada terça-feira, dia 15 de novembro, na webtalk 'Longevidade: um novo desafio", um projeto promovido pelo jornal Expresso para debater os desafios associados ao aumento da longevidade.
A importância de uma alimentação saudável, a prevenção e literacia em saúde e a sustentabilidade do sistema de pensões foram alguns dos temas debatidos nesta webtalk.
Organizada em três painéis, a sessão foi moderada pelo diretor-adjunto do Expresso, Martim Silva, e contou com a participação de Pedro Graça (diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto), Nuno Marques (presidente do Observatório Nacional do Envelhecimento), Elisabete Ramos (investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Porto), Maria João Luís (CEO da Multicare), Carlos Lobo (antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais) e Rui Martins (economista da saúde).
O Presidente do Algarve Biomedical Center e do Observatório Nacional do Envelhecimento destacou a necessidade de criar medidas económicas ou de referência à economia do envelhecimento, acompanhando a tendência da maior parte dos países europeus, deixando ainda alguns desafios e propostas para fomentar uma maior longevidade. Na opinião de Nuno Marques propostas como a da criação de um "caderno de encargos" nacional sobre alimentação saudável são alguns passos para pensar melhor a forma como envelhecemos.
Para ouvir a entrevista completa clique aqui.
14 Nov, 22
Decorrerá no próximo dia 28 de novembro de 2022, pelas 15h30, no Anfiteatro da CCDR Algarve, em Faro, a Cerimónia de Entrega dos Prémios de investigação clínica e translacional do ABC, numa cerimónia dedicada a distinguir os premiados e homenagear os patronos do prémio: José Mariano Gago e João Larguito.
Pela ocasião serão conhecidos os premiados dos projetos de Investigação Translacional “José Mariano Gago by ABC” e dos projetos de Investigação Clínica “João Larguito by ABC".
Recorde-se que o presente concurso visa potenciar a cultura e o desenvolvimento científicos, apoiando um projeto de investigação translacional (bolsa de investigação “José Mariano Gago by ABC”) e um projeto de investigação clínica (bolsa de investigação “João Larguito by ABC”) nas áreas temáticas desenvolvidas no ABC-RI, sendo o financiamento máximo de cada projeto no valor de 100.000€ (cem mil euros) pelo período de 24 meses.
11 Nov, 22
O ABC CoLAB será representado por Vânia P. Roberto no DIGITAL HEALTH SUMMIT 2022, um evento presencial de quatro dias, que decorrerá no Funchal (Madeira), de 14 a 17 de dezembro, dedicado a debater e refletir sobre o futuro, com especial enfoque nos cuidados de saúde.
Junte-se a nós neste evento onde se falará de inovação na saúde e nos cuidados prestados, transformação digital, ciência dos dados, inteligência artificial e machine learning, entre outras temáticas.
Para saber como juntar-se a nós:
23 Oct, 22
Esta manhã realizou-se a primeira edição da Caminhada e Corrida solidária - Mama em Movimento💓🏃♂️
O evento foi organizado pelo ABC-Algarve Biomedical Center, em parceria com a Algarviana Team e a Associação Oncológica Do Algarve e, contou com a presença de 155 participantes que tornaram esta manhã de domingo uma manhã cheia de energia e boa disposição em prol da sensibilização e prevenção do cancro da mama!
O valor da inscrição bem como os donativos angariados no dia do evento serão doados à Associação Oncológica Do Algarve!
O nosso sincero agradecimento a todos os apoios e patrocínios, nomeadamente, a Universidade do Algarve (UAlg), Gymnasium Faro, Apolónia Supermercados, Huxia Sport, Mais Mu, Município de Faro, bem como a todos os participantes e voluntários!!!
Contamos consigo para a próxima edição!
10 Oct, 22
O Algarve foi novamente distinguido pela Comissão Europeia como um Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, agora com classificação máxima de 4 estrelas. A cerimónia de distinção decorreu hoje, dia a 10 de outubro, em Bruxelas.
Durante a cerimónia, Sandra Pais, docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg e coordenadora do Algarve Active Ageing - Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável / EIP – AHA, apresentou uma comunicação intitulada “Training Nursing Home Professionals to work in context of the pandemic”. Aquiles Marreiros, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, também participou numa mesa-redonda subordinada ao tema “Alinhar políticas e prioridades regionais para o desenvolvimento de ambientes inteligentes, saudáveis e amigos das pessoas idosas”.
Da região do Algarve estiveram ainda presentes na cerimónia o presidente do ABC, Nuno Marques, a vice-presidente da Camara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.
Em 2019, a Região do Algarve já tinha sido distinguida como Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP - AHA) da Comissão Europeia. Em 2022 vê, assim, renovado o reconhecimento, passando de 1 estrela (2019) para a pontuação máxima de 4 estrelas (2022).
Este reconhecimento resulta da candidatura coordenada por Sandra Pais, docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, em nome da Região, no âmbito dos Projetos CENIE e PSL (projetos INTERREG V-A, Espanha-Portugal - POCTEP, 2014-2020, financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER), e liderada conjuntamente com a CCDR-Algarve.
O Algarve Active Ageing-A3 é um consórcio de inúmeras organizações na ótica da hélice quadrupla (academia, governança, empresas e sociedade civil), que trabalham de forma colaborativa no desenvolvimento de soluções inovadoras que possam ter impacto nas populações. Este consórcio é um catalisador para a criação de sinergias positivas entre os diversos parceiros, com o objetivo de estabelecer uma abordagem abrangente e baseada na inovação para o envelhecimento ativo e saudável na Região do Algarve.
O reconhecimento máximo de 4 estrelas foi conseguido com base nas boas práticas que as diversas entidades regionais desenvolveram no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e saudável, reunidas no Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing – A3, que decorreu no dia 18 de março e contou com 55 boas práticas de 167 promotores e copromotores dos 16 municípios do Algarve, distribuídas por quatro categorias: saúde, território inclusivo, coesão e participação social e economia grisalha.
É importante destacar o papel que os programas Portugal Inovação Social, CRESC ALGARVE 2020, Portugal 2020 e POCTEP tiveram no financiamento de muitas das boas práticas bem como dos municípios da região que são cofinanciadores de muitas delas.
O ABC - Algarve Biomedical Center foi igualmente um elemento chave no apoio ao envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente pelas múltiplas respostas que propulsionou no combate à Covid-19, que permitiram que a região do Algarve tivesse uma das melhores respostas a nível nacional e que muitas das boas práticas implementadas na luta contra a pandemia fossem replicadas por outras regiões, aspeto fundamental na avaliação para a obtenção da classificação máxima. Adicionalmente foi muito valorizado o papel que o ABC teve na criação dum site para o centro de referência (https://www.algarveactiveageing.pt), a criação da REPENSA - Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo (https://repensa.pt) e o Observatório Nacional para o Envelhecimento.
Segundo Sandra Pais, coordenadora da candidatura, “o desafio de manter o trabalho e sinergias entre as diversas instituições regionais mantem-se, centrando-se sempre na premissa de trabalharmos em conjunto, academia, governança, empresas e sociedade civil, para encontrar novas e melhores respostas e serviços para a população do Algarve, que respondam às suas necessidades ao longo do ciclo de vida”.
85 stakeholders regionais envolvidos
Esta distinção da Comissão Europeia resulta do trabalho desenvolvido nos últimos anos pelos 85 stakeholders regionais que fazem parte deste ecossistema: Universidade do Algarve (UAlg), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), Centro Académico Algarve Biomedical Center (ABC), Centro de Investigação Algarve Biomedical Center-Research Institute (ABC-RI), 16 municípios da região do Algarve (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Monchique, Portimão, Silves, São Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António), AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, Junta de Freguesia de Quarteira, Junta de Freguesia de Porches, Junta de Freguesia de Portimão, Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS-Algarve), Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), Hospital Particular do Algarve (HPA), Região de Turismo do Algarve (RTA), Direção Regional de Cultura do Algarve, Instituto da Segurança Social (ISS), Delegação Regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), IPDJ Faro - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (Delegação Regional do Algarve), 40+Lab, AGNUS DEI – Clinica Dentária do Algarve Lda, Algardata, Algarve Evolution, ANA - Aeroportos de Portugal, Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Associação Algarve STP, Associação em Contacto de Tavira, Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Dengun Lda, Inframoura, Keypoint, Kokua, NaturBoticae, Real Marina Hotel, San - Integrative Health, Sea4US - Biotechnology and Marine Resources, SiosLIFE - For Younger Spirits, Zoomarine, Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Plataforma Saúde em Dialogo, Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Doente Diabético do Algarve (AEDMADA), Algarunners – Associação de Corrida do Algarve, Associação de Reformados e Pensionistas de Faro (ARPI), Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Espaço Saúde 360º Algarve, Moove Life, ODIANA, Rede de Universidades Seniores (RUTIS), Teatro Municipal de Faro, Universidade do Algarve para a Terceira Idade, Santa Casa da Misericórdia (Faro, Portimão, Albufeira, Monchique, Vila do Bispo, Boliqueime, Estômbar, Loulé, Lagos e V.R.S. António), Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), Casa de Repouso de São Brás de Alportel, Casa do Avô, Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, Fundação Irene Rolo, Centro Social e Paroquial de Santa Maria (Tavira), Centro Social de Nossa Senhora do Carmo, Centro Paroquial de Cachopo, Centro Paroquial de Martim Longo, Centro Paroquial de Vaqueiros, Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas (EXISTIR), Provectus.
Consultar mais informação sobre o Algarve Active Ageing - Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável / EIP - AHA